Fechar
Buscar no Site

Livro do jornalista Gil Maranhão será lançado neste sábado em Barreirinhas

O saudoso jornalista Gil Maranhão deixou um legado de dedicação e de amor ao jornalismo e à cultura maranhense


A Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências (Ablac) lançará neste sábado (15), às 19 horas, o livro “Escondido por trás do mar”, escrito pelo saudoso jornalista Gil Maranhão (1958 – 2023). O lançamento acontecerá na Praça de Alimentação do Mercado Público de Barreirinhas, localizado na Rua Antônio Rodrigues, no bairro Murici.
O presidente da Ablac, escritor Ronildo Calisto, disse que “Escondido por trás do mar” é uma obra-prima de Gil Maranhão, que contém relatos da vida do jornalista e de momentos importantes da história recente do Maranhão.
“É com extrema alegria que a Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências (Ablac), que em 10 de setembro deste 2024 completará 20 anos, tem a honra de compartilhar esse sonho que é divulgar para o mundo essa obra de excelência de nosso saudoso confrade. Que viva a literatura, que viva Gil Maranhão em nossos corações”, exclamou Ronildo Calisto.
O jornalista Gilberto de Sousa Ferreira, mais conhecido como Gil Maranhão, morreu na manhã do dia 10 de fevereiro de 2023, em Brasília, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ele tinha 64 anos, estava radicado há mais de 20 anos na Capital Federal e era o correspondente do Jornal Pequeno em Brasília.
Nascido em São Luís, Gilberto Ferreira formou-se em Comunicação Social na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Trabalhou em vários jornais e periódicos de São Luís e marcou época na equipe do extinto Jornal de Hoje, atuando nas mais variadas editorias e notabilizou-se no setor de Turismo.
Foi também assessor de imprensa da Fetaema, assessor da Prefeitura de Barreirinhas, na administração do então prefeito Léo Costa. Na época em que faleceu, era correspondente do Jornal Pequeno no Congresso Nacional, em Brasília, mas gostava mesmo era de estar em Rio Preto.
Com muitos amigos na área cultural rio-pretense, ele escolheu a cidade para apresentar a um seleto grupo de convidados seu primeiro livro autoral, depois de ter participado de mais de uma dezena de coletâneas.
“Escondido por trás do mar”, livro de memórias com o selo da editora Ponto Z, de Rio Preto, foi apresentado em sarau literário na Casa das Flores na noite de 23 de novembro de 2022.
O evento precedeu aos lançamentos oficiais, em Brasília, dia 7 de dezembro de 2022, no Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados e do Senado, onde atuava como jornalista.
O lançamento da obra também aconteceu na capital maranhense, em dezembro de 2022, por ocasião da 15ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), promovida pela Prefeitura de São Luís, que aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens