Fechar
Buscar no Site

Jesus Santos: a magia e a lenda da Serpente Encantada que ‘agoniza’ na Lagoa da Jansen


Logo no começo desta semana, encontrei nos guardados de meu arquivo pessoal uma entrevista que fiz, no ano de 2001, com o artista plástico Jesus Santos. Na época, por sugestão do escritor Ubiratan Teixeira, procurei o artista para entrevistá-lo sobre uma de suas obras mais importantes: a então recém-inaugurada ‘Serpente Encantada’ da Lagoa da Jansen.
A ‘serpente’ é uma escultura de 74 metros de comprimento, construída em madeirite revestida de fibra de vidro, que modificou, com arte e beleza, a paisagem da Lagoa da Jansen. Inserida no projeto patrocinado pelo Governo do Maranhão, a escultura foi projetada para integrar uma das etapas da urbanização da Lagoa.
Esta obra de arte é uma das preciosas crias de Jesus Santos. Ele se inspirou na antiga lenda da grande cobra que habita os túneis subterrâneos do Centro Histórico de São Luís.
“A minha ideia foi a de acrescentar algo lúdico, um toque de arte, ao projeto de urbanização da Lagoa da Jansen; algo relacionado ao verdadeiro espírito da cidade”, afirmara o artista.
O projeto foi concebido em 1999, mas somente no ano de 2001 começou a dar sinais de viabilidade no contexto dos planos do Governo do Estado, para compor o novo visual da Lagoa.
Jesus Santos deu vida à obra de arte com uma visão incomum, cercada de detalhes técnicos e artísticos. A escultura foi construída em cinco módulos articulados: cabeça, corcova 1, corcova 2, corcova 3 e cauda; cada módulo assentado em plataformas dotadas de cilindros estabilizadores e flutuantes, dando a sensação de que a cobra nada, tranquila, sobre a Lagoa, tendo partes submersas e partes emergindo da água.
Mais um detalhe: toda a estrutura se movimenta sobre a linha d’água, no sentido horizontal, ao sabor do vento e das correntes da Jansen, ficando somente o módulo central (corcova 2) fixo ao fundo por meio de um cabo de lastro. Plataforma e flutuadores ficaram submersos, portanto, não são visualizados pelo público. A ‘Serpente’ foi confeccionada com um colorido gritante – nas cores lilás, verde, amarelo, laranja e marrom.
Ao ser inaugurada, a escultura passou a ser ressaltada por um sistema de iluminação especial alimentado por energia solar. Captadores foram instalados nas partes superiores da cabeça e corcovas. A luz noturna – destaque para os olhos da criatura – foi complementada por refletores direcionados a partir da área urbanizada da Lagoa.
“A nossa proposta era para que a obra pudesse estabelecer um diálogo com o observador, uma espécie de relação mística com o olhar, além, claro, de valorizar o trabalho de um artista maranhense”, assinalou Jesus Santos.
Em outras palavras, ele comparava a ‘Serpente’ a um brinquedo de Parque de Diversões, já que o público poderia interagir com a obra de arte.
“As pessoas podem se aproximar da escultura e até transitar sobre as plataformas. Na verdade, consegui fazer uma grande brincadeira sobre a lenda da serpente agregada à paisagem da Lagoa”, frisou o artista.
Após exatos 23 anos, agora a ‘Serpente Encantada’ agoniza no espelho d’água da Lagoa da Jansen. O nosso estimado Jesus Santos, um dos maiores artistas plásticos do Maranhão, faleceu em São Luís no dia 8 de março deste ano de 2024.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens