Cristiane Lago, promotora de Justiça do Maranhão, conquista Prêmio REMADD pela quarta vez
A promotora de Justiça Cristiane Lago receberá em São Luís, no próximo mês, o Prêmio REMADD 2023. A solenidade será realizada no dia 7 de fevereiro, no Teatro Arthur Azevedo. A integrante do Ministério Público será homenageada em razão do projeto de prevenção às drogas que coordena, denominado “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”
Em sua quarta edição, o Prêmio REMADD (Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas) tem como missão incentivar a Política sobre Drogas no Maranhão, destacando e homenageando ações exemplares de indivíduos, profissionais e instituições da sociedade civil e dos poderes públicos. O reconhecimento proporcionado pelo prêmio visa fortalecer o compromisso com a construção de uma sociedade mais consciente e engajada na promoção de políticas antidrogas eficazes. Eis o perfil da homenageada, que conquista este prêmio pela quarta vez:
Cristiane Gomes Coelho Maia Lago é maranhense, natural de Carolina, nascida em 5 de dezembro de 1971, atualmente com 52 anos de idade. Filha de Neuton Coelho dos Santos e Maria Carlota Gomes Coelho, casada, mãe de três filhos e avó de um neto, Cristiane Lago é promotora de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA) desde 10 de março de 1997.
Ela é titular da 61ª Promotoria de Justiça Especializada da Capital, com atuação no Tribunal do Júri Popular, membro integrante do corpo docente da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO/DHC), coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (FEPAS/MA) e membro fundadora da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política (AMCJSP).
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluído em 1994, possui pós-graduação, em nível de especialização, em Direito e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2000. É mestre em Direito pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, em Portugal, em 2019, com apostila de revalidação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, em 2022.
É autora dos seguintes livros: “Vida em Poesia”, em 2013; “Drogas e Tribunal do Júri: uma Análise da Prevenção como Política Pública. Estudo Comparado Brasil-Portugal”, em 2019; e “Júri em Poesia”, em 2020. Sobre seu projeto e sobre a premiação, Cristiane Lago concedeu esta entrevista:
Jornal Pequeno – Quando e como foi concebido o projeto de prevenção às drogas sob sua coordenação?
Cristiane Lago – O Projeto QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS? foi idealizado em junho de 2013, quando eu era promotora de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça de Itapecuru-Mirim, considerando a constatação do grande número de jovens envolvidos com o uso indevido de drogas ilícitas respondendo processos criminais.
Então, este projeto foi desenvolvido em parceria com Secretarias Municipais, principalmente de Educação, Saúde e Assistência Social, sendo realizado mediante palestras de prevenção em escolas públicas e concursos de desenho e poesia sobre o tema do projeto, com a entrega de premiações aos alunos vencedores.
Posteriormente, em 2014, dei continuidade às atividades deste Projeto em São Luís, logo após ser promovida para a Capital, ampliando suas atividades em parceria com a Biblioteca Pública Benedito Leite.
JP – Qual a importância, o alcance e o público alvo desse projeto?
Cristiane Lago – Este projeto de prevenção ao uso indevido de drogas visa despertar a reflexão sobre a problemática das drogas e suas implicações na vida familiar e social, com a realização de atividades diretamente nas escolas públicas, como concursos de desenhos e poesias, além de incentivar a criação e a implementação dos Conselhos Municipais e Escolares sobre Drogas. No ano de 2023, realizou-se a 11ª edição desse projeto que já alcançou, diretamente, mais de 40 mil alunos de escolas públicas e, indiretamente, milhares de famílias.
É importante destacar que, em 2017, o projeto QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS? publicou o livro “Poesias e Desenhos Reunidos”, contendo a produção artística de alunos de escolas públicas sobre a temática das drogas, promovendo um momento de autógrafos para os alunos autores, com a participação dos pais e comunidade escolar.
E, ao longo dos anos de desenvolvimento deste projeto, no âmbito Estadual, mais de 400 Conselhos Escolares sobre Drogas já foram instalados, segundo dados da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA).
JP – O que significa do ponto de vista pessoal mais esta premiação – é a quarta? – e como o projeto será levado adiante a partir de agora?
Cristiane Lago – Esta premiação, pela quarta vez consecutiva, representa um reconhecimento da sociedade civil ao trabalho de prevenção às drogas que tenho desenvolvido ao longo de minha carreira como promotora de Justiça do MPMA, sempre acreditando na importância da política pública de prevenção, que é menos onerosa para o Estado, evitando danos sociais muitas vezes irrecuperáveis.
Neste ano de 2024, este Projeto continuará sendo desenvolvido no âmbito das escolas públicas com ampliação de parcerias, visando atender às demandas que recebemos de atividades de prevenção e às metas estabelecidas no Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual, para o período de 2021 a 2029.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.