Fechar
Buscar no Site

Francisco Nagib propõe debate de ideias para fomentar crescimento econômico do Maranhão

O deputado Francisco Nagib (PSB) é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Estado


O deputado Francisco Nagib (PSB), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Estado, é um grande entusiasta e incentivador da discussão sobre os problemas e entraves que emperram o desenvolvimento do Maranhão.
“Estamos cada vez mais focados em debater assuntos de interesse público com autoridades governamentais e entidades de classe em busca de resolvermos questões que promovam o crescimento econômico do nosso estado, com a geração de emprego e renda”, ressalta o deputado.
Ex-prefeito de sua cidade natal, Francisco Nagib Buzar de Oliveira nasceu em Codó, em 4 de outubro de 1984. Filho de Francisco Carlos de Oliveira e Teresinha de Maria Buzar de Oliveira, ele é graduado em Administração de Empresas, pela Universidade Ceuma. Concluiu o ensino médio no Colégio Dom Bosco, em São Luís; e cursou o ensino fundamental em escolas de Codó.
Sua característica de homem dinâmico o levou a ser piloto de avião e de helicóptero. Tem como hobby tocar teclado e bateria. É empresário, vice-presidente do grupo F.C. Oliveira; e também gestor público: foi prefeito de Codó, de 2017 a 2020 e diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), de março de 2021 a março de 2022.
Eleito deputado estadual nas eleições de outubro de 2022, e investido no cargo de presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, Francisco Nagib é considerado um dos parlamentares mais atuantes da nova legislatura. Sobre este assunto, ele concedeu esta entrevista:
Jornal Pequeno – Que avaliação o senhor faz destes primeiros meses de mandato?
Francisco Nagib – Eu tenho um forte compromisso com o povo maranhense, que me deu a honra de representá-lo na Assembleia Legislativa. Desde que tomei posse, em 1º de fevereiro deste ano, venho atuando para assegurar aos maranhenses o acesso a políticas públicas que garantam a todos qualidade de vida, saúde, educação e emprego e renda, incentivando fortemente o empreendedorismo e a defesa de crianças com necessidades especiais, mulheres e a família.
Nestes seis meses da legislatura tenho participado ativamente das sessões plenárias, atuando pelos interesses do povo maranhense, principalmente da população de Codó, minha terra natal. Já apresentei 40 Indicações, todas aprovadas pela Assembleia, por meio das quais solicito serviços e melhorias para diversos municípios; propus projetos de lei, ainda em tramitação; e tenho apoiado prefeitos de diversas cidades em pleitos junto ao Governo Estadual.
JP – Quais foram as proposições de maior destaque?
Francisco Nagib – As 40 Indicações apresentadas e aprovadas atendem a interesses importantes da população de vários municípios. Um dos projetos de lei de destaque que propus é o PL 133/2023, que garante atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou com dislexia, em concursos públicos e vestibulares realizados no Maranhão.
O PL fixa tempo adicional de uma hora para os candidatos com TDAH ou com dislexia realizarem suas provas; profissionais para auxiliarem na leitura das provas, na escrita e no preenchimento do cartão-resposta; sala diferenciada para os candidatos com TDAH ou com dislexia, que solicitarem profissionais ledor ou transcritor; e correção da prova escrita e redação avaliada a partir de uma matriz de correção específica para participantes disléxicos e por uma banca especializada no assunto. Há outros Projetos de Lei em tramitação na Assembleia.
JP – Como tem sido sua atuação na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos?
Francisco Nagib – A Comissão de Assuntos Econômicos é uma das mais importantes da Assembleia, pois debatemos assuntos de interesse público com autoridades governamentais e entidades de classe em busca de resolvermos questões que promovam o crescimento econômico do estado, geração de emprego e renda, explicações sobre questões que atinjam diretamente a defesa dos direitos dos consumidores e o orçamento doméstico da população.
Somos também o elo entre o poder público e a iniciativa privada. Por isso, eu e os demais membros temos nos reunido frequentemente para darmos agilidade às demandas e darmos resolutividade às questões e pautas que propomos ou recebemos por meio de requerimentos de outros deputados. Além das reuniões, realizamos audiências públicas para dar uma amplitude aos debates, com a participação da população.
Entre os assuntos já debatidos e que estão em andamento estão a criação de voos diretos de São Luís para Imperatriz e para Teresina; combate ao preço abusivo da carne bovina comercializada no estado para os consumidores; investimentos em grãos, alumínio, petróleo e gás. A avaliação é bastante positiva da nossa atuação.
JP – Que avaliação o senhor faz da postura política e administrativa do governador Carlos Brandão?
Francisco Nagib – O Maranhão vive um momento histórico sob a liderança do governador Carlos Brandão, que é um político visionário e experiente e adotou uma forma bem eficiente de gestão pública na qual a união de todos os poderes e entidades de classe tem garantido muitos avanços para nosso estado.
O governador Brandão dialoga com todos e a sua característica de municipalista, pois está sempre junto e apoiando os prefeitos, faz com que os municípios, onde as coisas acontecem, pois é a ponta da gestão, tenham oportunidade e mais condições de também se desenvolverem. Com os municípios crescendo, o estado cresce como um todo.
Outra importante característica do governador é o incentivo ao empreendedorismo. Por meio de diversas ações e eventos, a exemplo do Carnaval e do São João; e programas como o Mais Renda, nosso governador está dando visibilidade e oportunidade de geração de emprego e renda às pessoas que mais precisam O Maranhão está em ótimas mãos e a caminho de um futuro bem promissor.
JP – Houve grande expectativa em face de a Alema, pela primeira vez, ter uma mulher à frente de seu comando. Que avaliação se pode fazer desta fase inicial dos trabalhos da presidente Iracema Vale?
Francisco Nagib – A presidente Iracema tem uma história política marcante. Começou como vereadora em Urbano Santos, cuja eficiência a levou à reeleição e depois sua eleição a prefeita por dois mandatos, período em que impulsionou o desenvolvimento da cidade nas mais diversas áreas, o que demonstra sua competência na gestão pública e seu grande carisma com a população.
Além disso, é uma gestora aberta ao diálogo, também é adepta da união, do ouvir e do respeito e atenção a todos, independentemente do cargo que ocupa, características dos sábios e grandes líderes. O fato de ser a primeira presidente mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão só a valoriza ainda mais, pois essa conquista é resultado da sua forma eficiente, igualitária e humanitária de administrar. É uma honra para nós a termos como presidente da Assembleia, pois temos tido importantes conquistas, que são revertidas também em grandes benefícios para a sociedade.
JP – Com três ministros maranhenses no primeiro escalão da República, o que isto representa para o Maranhão no governo do presidente Lula?
Francisco Nagib – O presidente Lula representa o retorno do Brasil aos trilhos do desenvolvimento e da união nacional. Temos um presidente trabalhando junto com os Estados e Municípios com o objetivo único de fazer o País avançar novamente. E o Maranhão está participando ativamente desse movimento de “para a frente, Brasil”, por meio do nosso governador Carlos Brandão, que tem diálogo aberto com o presidente e demais membros do Governo Federal, inclusive, temos recebido aqui, no Maranhão, diversos ministros, que têm atuado em parceria com o Estado, e dos maranhenses que compõem o Ministério.
Tenho certeza de que nosso estado só crescerá com essa união de forças estaduais e federais e a experiência de gestão e política dos nossos ministros, a exemplo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que conhece bem o nosso estado e tem muito a contribuir com nosso País, o que já está fazendo.
JP – De que forma o seu partido, o PSB, começa a se articular com vistas às eleições de 2024? O partido tende a ter candidato próprio à Prefeitura de São Luís?
Francisco Nagib – As articulações para as eleições municipais da capital estão começando a se desenhar, mas ainda não temos nada definido, tudo ainda sendo debatido. Tenho certeza de que nosso partido escolherá o melhor caminho a seguir. A minha prioridade, agora, é fortalecer o PSB na minha principal base, Codó, onde o partido terá candidato próprio.
JP – É projeto seu disputar alguma prefeitura nas eleições do ano que vem?
Francisco Nagib – Já fui prefeito de Codó. Foi uma experiência gratificante e que me deu “gás” para permanecer na vida pública. Como prefeito, fiz muito por Codó, mas quero ampliar minha atuação para todo o estado. Estou no meu primeiro mandato de deputado estadual e quero continuar trabalhando pelo povo do Maranhão, e o meu grupo, formado por vários vereadores e os ex-prefeitos Biné Figueiredo e Zito Rolim e a liderança do empresário Chiquinho Oliveira, pré-candidato a prefeito, continua unido e atuando por Codó e, com certeza, teremos nosso candidato para trabalharmos juntos pelo desenvolvimento da minha querida cidade.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens