Quadrilha Rosas Juninas começa seus preparativos para o São João de 2023
Os moradores da Vila Isabel, bairro da Área Itaqui-Bacanga, realizarão evento junino para batizado de sua dança quadrilha para o São João de 2023. Através da Associação Social e Cultural Arcanjos (Asca), a brincadeira, que antes era apenas um modo de diversão para os jovens da localidade, tornou-se motivo de orgulho, dedicação e uma forma de aproximar os moradores da localidade a fazerem parte da cultura maranhense de forma mais intensa e comprometida.
Fundada pelos jovens moradores da Vila Isabel, a Quadrilha Rosas Juninas nasceu no ano de 2022 realizando suas danças de forma simbólica para os demais bairros locais e até para outros municípios, o que fez com que, pelo carisma, simpatia e alegria conquistasse não só a própria comunidade como também ser chamada a participar em um dos maiores arraiais do Maranhão – o do Ipem, no Calhau.
Os moradores passaram a aguardar ansiosamente pelas apresentações que em 2023 prometem ser ainda mais elaboradas, com um elenco maior e trazendo o tema de Nossa Senhora Aparecida para as brincadeiras de São João.
A Associação Social e Cultural Arcanjos (Asca) é a responsável por trazer aos moradores da Vila Isabel e da região projetos de incentivo ao esporte e cultura, preparando os jovens ao mercado de trabalho através de cursos, oficinas, escolinhas e outras ações que são elaboradas pelos próprios moradores.
Sem suporte ou padrinho político, a Asca é autônoma e faz incentivos locais através de parcerias e patrocinadores da própria localidade, para que os jovens possam ter espaço e acesso às mais diversas oportunidades dentro da própria comunidade.
Embora não tenha apadrinhamento político, a Asca sempre conta com a ajuda da tradicional Família Martins, do falecido Totó Martins, através do seu filho Wendell Martins. É por meio dessa ação benemérita que ocorrem as doações de cestas e eventos esportivos e várias ações acontecem na comunidade.
A Asca tentou parcerias por diversas vezes para trazer programas educativos e profissionalizantes através da Prefeitura de São Luís e do governo do Estado do Maranhão. Vereadores querem se fazer presentes como representantes da Vila Isabel, sem nunca sequer ter estabelecido nenhum programa social em prol dos residentes desse bairro ou ter feito o tão sonhado projeto de um espaço de lazer poliesportivo ou de cultura.
Sem apoio político, a Asca realizou parceria com comerciantes locais e com a Família Martins, para incentivo cultural aos jovens para o evento de batizado que ocorrerá em 3 de junho de 2023, a partir das 18h, na quadra da Vila Isabel. A temporada 2023 promete ser o grito de independência dos jovens que clamam por ações no bairro da Vila Isabel.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.