Banho de Axé abre Circuito Beira-Mar do Carnaval do Maranhão
Suspenso nos dois últimos anos por causa da pandemia de Covid-19, o tradicional Banho de Axé retorna a abrir o Carnaval do Maranhão em 2023. Povos de terreiros do Maranhão (Tambor de Mina, Terecô, Umbanda e Candomblé), grupos de capoeira e blocos afros abrem o Circuito Beira-Mar com o rito que representa a limpeza e a purificação da alma.
O Banho de Axé também faz alusão ao direito da fé e do empoderamento do povo negro e tem como uma das metas demonstrar o quanto os povos africanos, trazidos cativos, contribuíram com a formação da sociedade brasileira e maranhense na linguagem, culinária, costumes, religião e outras manifestações culturais.
Neste ano, o banho acontece neste sábado (18). A concentração será em frente à Praça Maria Aragão, a partir das 14h. O cortejo começa às 16h, seguindo pela Avenida Beira-Mar, com encerramento previsto às 18h em frente à Casa do Maranhão, na Praia Grande.
Participam dessa quarta edição do Banho de Axé 34 terreiros, 11 blocos afros, 11 grupos de capoeira e uma Casinha da Roça.
Esta quarta edição do Banho de Axé também vai contar com o lançamento da Campanha de Combate ao Racismo Religioso, promovida pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR). O evento, que abre de forma simbólica o Circuito Beira-Mar, é realizado por meio de parceria entre SEIR e Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.