Fechar
Buscar no Site

Morre Manoel da Conceição, fundador do PT e um dos maiores líderes da luta camponesa no Brasil

Manoel da Conceição, líder camponês e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu ontem, aos 86 anos, em Imperatriz


O líder camponês e sindical Manoel da Conceição Santos, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu nesta quarta-feira (18 de agosto de 2021), aos 86 anos, após quatro semanas internado na UTI do Hospital Macrorregional de Imperatriz, com o quadro de broncopneumonia aguda. Natural do município de Coroatá, Manoel da Conceição Santos foi um dos maiores articuladores da luta camponesa em resistência ao regime militar no país.
Manoel da Conceição foi um atuante defensor dos trabalhadores do campo e fez parte da história de resistência do país, na luta contra o regime militar, além de contribuir na organização de entidades importantes, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Começou organizando o sindicato de trabalhadores rurais no Vale do Pindaré, posteriormente contribuiu na organização de entidades importantes no cenário nacional como a Central Única dos Trabalhadores, o Partido dos Trabalhadores e o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (Centru). O Governo do Maranhão lamentou o falecimento do líder camponês, solidarizando-se com os familiares, amigos e admiradores.
A Assembleia Legislativa do Maranhão decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Manoel da Conceição. Na sessão plenária da manhã desta quarta-feira (18), o chefe do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), solicitou um minuto de silêncio em homenagem ao maranhense, considerado símbolo da luta dos trabalhadores do campo e da resistência ao regime militar no Brasil.
Othelino destacou que Manoel da Conceição foi um dos valentes brasileiros que ousaram enfrentar os momentos de exceção ao arbítrio vivenciados no país, além de ser um dos maiores líderes da luta dos camponeses no Maranhão.
“Nesta quarta-feira, tivemos a perda desse grande brasileiro e maranhense, que faz parte da história de resistência do nosso país. Um grande líder que tem muito a ver com a trajetória de diversos brasileiros que pagaram quase com a própria vida por resistirem ao regime militar”, disse.
O parlamentar frisou ainda que o legado de luta e coragem deixado por Manoel da Conceição não deve ser esquecido. “Homens como ele partem para outro patamar, mas deixam viva a história que construíram. Por isso, merece todas as nossas homenagens”, ressaltou Othelino Neto.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores prestou homenagem a um companheiro que foi líder e testemunha, sempre no campo da luta, do processo histórico de resistência e transformação política e social do Brasil.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, destacou que a vida e o exemplo do líder maranhense “nos dão força para seguir em frente, sem perder jamais a esperança num tempo de justiça, quando todos poderão colher os frutos do que Manoel plantou ao longo da vida. Manoel da Conceição, presente no coração dos trabalhadores do campo e da cidade!”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens