“Maranhão 2014”, filme de Eri Castro, terá estreia virtual no dia 13 de julho
O lançamento virtual do filme “Maranhão 2014: Esperança ou Barbárie’, produzido pelo cineasta Eri Castro, acontecerá no próximo dia 13 de julho. Repleto de cenas de impacto e com uma formidável trilha sonora, o filme começa com imagens captadas por Glauber Rocha na campanha eleitoral de 1965, ano em que José Sarney, aos 35 anos, foi eleito governador do Estado.
Na época, Sarney anunciava o “Maranhão Novo”, iniciando-se aí a construção, em território maranhense, de uma das mais surpreendentes forças políticas do Brasil.
Quando Sarney foi eleito governador, no dia 3 de outubro de 1965, o Maranhão tinha pouco mais de 3,5 milhões de habitantes espalhados por 128 municípios. A miséria imperava no Estado e prosseguiu de forma escandalosa até 2014, sob uma das oligarquias mais duradouras do Brasil.
O filme, que conta com a direção e roteiro de Eri Castro e Leandro Guterres e a fotografia de Paulo Malheiros, retrata a situação de pobreza de diversos municípios maranhenses.
Ao longo da narrativa, aparecem depoimentos de personalidades como o ex-governador José Reinaldo Tavares, Flávio Dino, Roberto Rocha, Domingos Dutra, Márcio Jerry, Jeferson Portela, Cezar Bombeiro, Dom Xavier Gilles e a ex-primeira dama do Estado, Clay Lago.
Aparecem ainda no filme entrevistas feitas com a escritora e professora Meire Ferreira, o advogado Abdon Marinho, o economista Cândido Lima, os jornalistas Jorge Vieira e Cunha Santos, e os sindicalistas Fazão Oliveira, Hilde Rocha e Maria Adriana.
É um filme formidável, retrato da história recente do Maranhão.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.