Governador Flávio Dino discute projetos de agricultura familiar no âmbito da Amazônia Legal
Em reunião virtual com entidades do campo, o governador Flávio Dino discutiu a formatação de projetos de apoio à agricultura familiar nos estados que compõe a Amazônia Legal, com o intuito de fortalecer as cadeias produtivas da região e ampliar a renda dos trabalhadores rurais.
Participaram do encontro representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
Na condição de presidente do Consórcio da Amazônia Legal, o governador sugeriu a formatação de um projeto único, que envolva as entidades representativas de todos os nove estados da Amazônia Legal, para comercializar conjuntamente produtos da agricultura familiar amazônica.
Além disso, Dino solicitou o envio de projetos de bioeconomia para o Consórcio, uma vez que há a possibilidade de fundos internacionais voltarem a incentivar o desenvolvimento sustentável na Amazônia após o mês de abril.
“É muito importante que as entidades apresentem projetos de agroecologia, bioeconomia, extrativismo, abrangendo a pluralidade da Amazônia, com os povos quilombolas, indígenas e ribeirinhos, para tentarmos captar os financiamentos. Temos espaço para isso. O Consórcio pode ser um mediador entre os projetos e as fontes de financiamento”, disse.
O presidente da Contag, Aristides Santos, agradeceu o espaço de discussão oferecido pelo governador às entidades. “Nós queremos nos somar ao ambiente da Amazônia Legal, com a estratégia que a gente entende que pode dar espaço à sociedade e às nossas necessidades”, afirmou.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.