Fechar
Buscar no Site

O sonho de ser jogador de futebol pode virar pesadelo

O sonho de se tornar jogador de futebol faz parte da maioria das crianças no Brasil

JONNY FIGUEIREDO –

O sonho de se tornar jogador de futebol faz parte da maioria das crianças no Brasil. Ficar famosa ganhando salários astronômicos e praticando o esporte mais popular do planeta, leva toda uma família a embarcar também nessa história, que aparentemente parece perfeita e com o final feliz, quando na verdade, o caminho trilhado por esses garotos em muitos casos, é cheio de sujeira e tomam um rumo desastroso e frustrante.

A imprensa brasileira, de um modo geral, tem noticiado casos de escândalos envolvendo clubes e pessoas que trabalham “garimpando” novos talentos (crianças e adolescentes) para as categorias de base de times profissionais do futebol brasileiro. Na ilusão de que o futebol trará inevitável felicidade e prosperidade para família, muitos pais se precipitam e liberam seus filhos para pessoas desonestas que são levadas à lugares sem estrutura, frustando e tornando o sonho num grande pesadelo.
Recentemente a Rede Globo-RJ divulgou um caso de adolescentes e jovens de cidades da Baixada Maranhense que foram encontrados, durante uma investigação policial em um clube de futebol no município de Teresópolis (RJ), em condições insalubres. Os jovens estavam em um ambiente sem água e com alimentação inadequada há cerca de 20 dias. O caso segue sendo investigado pela delegacia de polícia da região para apurar a constatação de maus tratos ou outros crimes envolvendo os jovens.
O distanciamento da convivência familiar facilita o acesso de aliciadores tornando a criança alvo fácil para a exploração e o abuso sexual (muito já divulgado na imprensa). Sem estrutura e sem profissionais especializados, o afastamento dos estudo e a ameaça à integridade física, decorrente de uma prática esportiva de alto impacto e esforço também são fatores que prejudicam essas crianças que ficam pela metade do caminho e não conseguem se profissionalizar.

Diante desse cenário, o pai tem que ter a responsabilidade de não levar os filhos a qualquer clube. Nunca entregar o garoto para qualquer pessoa que chega com várias propostas e promessas de um futuro promissor. Certificar-se da credencial da pessoa que está envolvida (empresários, olheiros, agentes); das condições do clube e alojamento. Em primeiro lugar a infância e a adolescência precisam ser preservadas.
Não é proibido sonhar, e todos devem sonhar sempre. Ao chutar uma bola de futebol com cinco anos, ali pode se iniciar o sonho de virar jogador de futebol no Brasil, viver do esporte. Isso deve ser sempre oferecido a toda criança. Junto com educação, saúde e segurança, acima de tudo. Aos pais, cabe a responsabilidade de ter os pés no chão e priorizar o bem estar do seu filho. Às autoridades, cabe punir quem insiste em tranformar sonhos em pesadelos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens