Fechar
Buscar no Site

Projeto de Lei sugere política para estímulo do esporte aos idosos

Instituir uma política de incentivo à prática de esportes para idosos é uma das propostas do vereador Gutemberg Araújo (PSC), que tramita na Câmara Municipal de São Luís. A proposta, apresentada no Projeto de Lei n.º 307/21, cria a Política Municipal de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos. O objetivo é desenvolver ações, programas e atividades para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas da terceira idade, com foco no envelhecimento saudável.

As iniciativas são voltadas a pessoa idosa – com idade igual ou superior a 60 anos. Com a iniciativa, seriam criados e incentivados programas, políticas e projetos de esporte e atividades físicas, que estimulem a participação dos idosos.

Nas diretrizes do Projeto de Lei estão incentivos e criação de políticas, programas e projetos de esportes e atividades físicas, que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso e estimulem sua participação na sociedade. Também o apoio a eventos esportivos, envolvendo todos os bairros da cidade, em parceria com instituições públicas e privadas, voltados à assistência do idoso.

A proposta prevê ainda a criação de parcerias e convênios com instituições de ensino superior, públicas e privadas, de Educação Física, Geriatria, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e demais áreas que agreguem às ações pretendidas. O vereador ressalta que o esporte tem importante papel na integração social e para a boa condição física.

“Por meio da prática esportiva, há a melhoria da saúde e o desenvolvimento de um envelhecer sem grandes complicações físicas e neurológicas. No entanto, por conta da falta de oportunidade para a prática de esportes, muitos idosos sofrem com o sedentarismo e outras doenças associadas ao envelhecimento”, pontua Gutemberg Araújo.

O vereador, que também é médico, ressalta que, com a devida prática esportiva, reduz-se o risco de doenças e previne-se outras. “Diminui-se o risco de desenvolver diabetes, de sofrer acidente vascular cerebral, previne problemas de artrite e artrose melhora a capacidade cardiorrespiratória, a coordenação motora, a qualidade do sono, entre outros. Dessa forma, com incentivo ao esporte para os idosos, estima-se a saúde e bem-estar, promovendo independência e qualidade de vida para este público”, frisa.

O projeto está em tramitação nas comissões de Justiça, Assistência Social, Desporto e Lazer e Orçamento da Câmara Municipal.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens