Fechar
Buscar no Site

Fábio Cadasso e João Afro voltam a formar dupla para representar o Maranhão no Rally dos Sertões

Fábio Cadasso e João Afro juntos para mais um Rally dos Sertões

A paixão pela velocidade é o combustível que move a dupla, piloto Fábio Cadasso e navegador João Afro. Da amizade que surgiu ainda em 2008, eles colecionam vários pódios para o Maranhão em competições nacionais de off – road. Na 29º Edição do Rally dos Sertões, eles voltam a competir juntos e serão os únicos representantes do Maranhão no grid dos carros, categoria Pró Brasil.

A dupla vitoriosa da Equipe Cadasso Racing, Fábio Cadasso e João Afro, já foi vice-campeã na categoria Carros Production TRA (2016) no Rally dos Sertões, além de colecionar vários pódios no maior Rally das Américas.

“Como dupla já competimos em cinco Sertões e em todas essas edições chegamos ao pódio. Apesar dos três anos afastados, logo nos primeiros quilômetros nossa sintonia voltará, porque sempre foi muito boa essa relação piloto-navegador. E o motivo do retorno para o carro foi porque nos UTVs, que competi no ano passado, a velocidade é limitada a 130km/h. Nos carros isso não acontece e posso desenvolver mais o meu estilo de pilotagem”, afirma Cadasso.

Desde 2017, Cadasso não competia ao lado de João Afro. Nesse período, Fábio se focou em se tornar o único piloto da história do Rally dos Sertões a competir em todas as categorias – motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões. Pelo feito histórico, Fábio ficou conhecido como piloto ‘Highlander  dos Sertões’.

“Já naveguei para Fábio nos caminhões e carros. É um grande piloto, acostumado a vencer e buscar seus objetivos. Tenho certeza de que essa edição será tão boa quanto as demais que competimos juntos”, completa Afro, que também segue para a 9ª participação na prova.

Acostumados a andar nos Lençóis Maranhenses e em terrenos parecidos onde o rali vai passar, desde a época que competiam no rali Indoor, a dupla aprovou o roteiro.

“Os terrenos no Nordeste são favoráveis para nós, pois aqui no Maranhão temos todos os tipos de piso que uma prova dessa poderia ter. Fábio tem uma experiência enorme. É um piloto que sabe cuidar do carro para chegarmos bem todos os dias”, explica o navegador.

“Realizar o sonho de estarmos no Rally dos Sertões não seria possível sem nossos patrocinadores, que mais uma vez apostam em nós. Agradeço ao governador do Maranhão, Flávio Dino, ao Secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, um grande incentivador do off-road, e a Ilson Mateus, do Grupo Mateus, que sempre viabiliza nossa participação na prova. Além de nossos parceiros Off-Road SLZ e Postos Julia Campos”, enfatiza Cadasso.

TRAJETÓRIA NO SERTÕES  

Fábio Cadasso e João Afro estrearam no Sertões em 2012, na categoria Caminhões Leves, pela Ford Racing Trucks/Território Motorsport, quando terminaram em 3º na categoria.

Em 2013, Cadasso pilotou um Troller da Troller Racing/Território Motorsport e terminou em 3º na Production T2.  No mesmo ano, conquistou os títulos: Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country 2013, nos Caminhões Leves.

Dois anos depois retornou ao grid e passou a competir com equipe própria com uma Pajero TR4, novamente ao lado Afro, com quem conquistou por três anos o pódio: 5º lugar em 2015 e 2017 e vice-campeão em 2016, sempre na Production T2.

Guerreiro e movido a desafios, encarou a edição de 2018 de moto (CRF 250cc), mas se acidentou e não completou a prova, depois em 2019 disputou nos quadris (700cc) e fechou em 5º na categoria e, em 2020, estreou nos UTVs, com o navegador Arthur Carvalho, finalizando em 7º, na Over 45. E assim cumpriu o objetivo que era o de disputar o Sertões em todas as cinco categorias, entre 2012 e 2020.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens