Fechar
Buscar no Site

A maranhense Rayssa Leal será a atleta mais jovem da história do Brasil nas Olimpíadas

Rayssa Leal Mundial de Skate Street (Divulgação)

Com 13 anos e sete meses de idade, a skatista Rayssa Leal se tornará, em julho, a atleta mais jovem a defender o Brasil em uma edição de Olimpíadas na história. O feito, até o momento, pertence a nadadora Talita Rodrigues, que competiu em Londres 1948 com 13 anos e onze meses de idade.

Rayssa chegará aos Jogos Olímpicos de Tóquio como favorita a medalha na prova do skate street, modalidade que fará sua estreia agora em Tóquio. Rayssa é vice-líder do ranking mundial e, no Campeonato Mundial de 2019, quando tinha apenas onze anos, foi medalha de prata na competição realizada em São Paulo.

A atleta garantiu a vaga nas Olimpíadas na última sexta-feira, ao se garantir na final do Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Roma, na Itália. Portanto, além de ser a atleta mais jovem da história do Brasil em Olimpíadas, Rayssa pode quebrar algumas marcas históricas em termos internacionais. Ela pode se tornar a pessoa mais jovem, entre homens e mulheres, a ter uma medalha de ouro olímpica.

A atleta, entre homens e mulheres, mais jovem a ser campeã olímpica é a americana Marjorie Gestring que, com 13 anos e nove meses, foi ouro nos saltos ornamentais em Berlim-1936. Há registro da nadadora Elizabeth Verona, com 13 anos e 129 dias, campeã do revezamento 4x100m livre da natação em Roma 1960, mas o resultado nunca foi oficializado pois ela só nadou as eliminatórias. Na época, as medalhas iriam só para as titulares, então no relatório oficial ela não aparece como vencedora.

Sendo a atleta mais jovem do Brasil a participar de uma Olimpíada, Rayssa, por consequência, poderá ser também a mais jovem a ir ao pódio pelo Brasil, batendo o recorde de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo. O campeão olímpico com menos idade é Gabriel Jesus, com 19 anos e três meses no futebol em 2016. A mulher mais nova é Thaisa, ouro com 21 anos no vôlei em Pequim 2008.

BRASIL DEFINE EQUIPE DO SKATE

Esporte que deve ser o carro chefe das medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, programadas para começar no dia 23 de julho, o skate definiu, os últimos classificados. Com os resultados das semifinais do Campeonato Mundial de skate street, que está sendo disputado em Roma, na Itália, ficou confirmado que Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna serão os representantes nacionais.

Kelvin, aliás, estava em um dia inspiradíssimo. O principal nome do país na modalidade, já estava praticamente garantido nas Olimpíadas, fechou as semifinais com a terceira melhor nota, 32,51, atrás só do americano Nyjah Houston (34,97) e do japonês Yuto Horigome (32,20). As finais serão neste domingo. O trio do street se junta ao trio feminino da mesma categoria, que foi definido ontem: Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni. Na outra categoria, o park masculino, os nomes foram divulgados na semana passada: Pedro Quintas, Pedro Barros e Luiz Francisco, no masculino, e Yindiara Aps, Dora Varela e Isadora Pacheco, no feminino.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens