Fechar
Buscar no Site

Projeto São Luís Saudável retorna com aulas virtuais

A Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) iniciou, na segunda-feira (22), as aulas virtuais do projeto São Luís Saudável que, atualmente, conta com a participação de cerca de 700 idosos. As aulas estão sendo gravadas na Faculdade Estácio, parceira da Semdel nesta nova fase do projeto, e começam a ser disponibilizadas para os alunos inscritos já a partir da próxima semana, seguindo orientação do prefeito Eduardo Braide.

São Luís Saudável retorna com aulas para idosos

“Por conta do momento de pandemia, as atividades do São Luís Saudável irão acontecer de forma virtual, uma vez que não é seguro a realização de atividades presenciais neste momento em que temos registro do aumento de casos da Covid-19. Com as aulas virtuais mesmo em casa as pessoas cadastradas no projeto vão poder realizar suas atividades físicas na hora que desejarem e quantas vezes quiserem, uma vez que elas serão disponibilizadas por meio de WhatsApp”, explicou o secretário da Semdel, Ricardo Diniz acrescentando que as aulas também devem ser disponibilizadas no Instagram da secretaria – @semdelslz.

Por meio do São Luís Saudável, os idosos têm acesso a diversas atividades. A programação leva em consideração a faixa etária dos participantes e suas potencialidades, sendo específicas entre cada grupo e seus professores. Entre as aulas ofertadas, estão de dança, alongamento, ginástica localizada, funcional, zumba e aeróbica. As aulas são ministradas por professores da Semdel e, nesta fase do trabalho, contam com apoio de estudantes do curso de Educação Física e de Comunicação da Estácio.

A parceria garante aos alunos da faculdade espaço para estágio curricular e extracurricular, ao mesmo tempo em que se inicia o trabalho de aula remota. “Com isso, os idosos cadastrados no programa não terão perda em relação às atividades físicas. A intenção é que mesmo não estando in loco as pessoas possam fazer suas práticas esportivas, suas atividades e também integrar com a família” enfatizou o secretário Ricardo Diniz, acrescentando que logo que seja seguro serão retomadas as aulas presenciais.

A coordenadora do projeto, Nyna Gracyelle Fonseca Brandt, destacou que a retomada do projeto por meio de aulas virtuais para os integrantes do São Luís Saudável levou em consideração que os idosos foram um dos públicos mais atingidos com a pandemia. “Com os vídeos estamos ajudando essas pessoas a não ficarem sem dispor das aulas do projeto. Cada professor vai gravar um vídeo curto e vai disponibilizar para seus alunos” explicou à coordenadora.
PARCERIA
A coordenadora do curso de Jornalismo da Estácio, Lila Sousa, destacou que a parceria com a Prefeitura é extremamente importante para a academia contribuir para o projeto da valorização da saúde do idoso. “Fazer parte dessa iniciativa é também uma oportunidade de aprendizado já que quem está fazendo a gravação e edição das aulas é o curso de Jornalismo por meio do seu Núcleo de Comunicação, por meio dos seus estagiários”, contou.

“Nesta parceria a gente faz uma interdisciplinaridade, porque estamos envolvendo os cursos de Jornalismo e de Educação Física, em prol daqueles que precisam. Por meio dessa iniciativa estamos levando as aulas para os idosos inscritos no projeto da Prefeitura e mais esperança para todos, até que este momento seja superado”, completou o professor do curso de Educação Física da faculdade, Hugo Araújo.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens