Fechar
Buscar no Site

Aposte nos exercícios físicos no combate à depressão e à ansiedade

Ansiedade e depressão são duas doenças silenciosas que afetam muitas pessoas hoje em dia. Nosso estilo de vida, as cobranças da família e da sociedade, assim como nossas próprias cobranças com nós mesmos, situações ou gatilhos emocionais podem levar uma pessoa a apresentar sintomas. A situação de incerteza que estamos vivendo hoje no mundo todo com a pandemia de Covid-19 levou a um aumento nos casos e diagnósticos de doenças psicológicas e de necessidade de tratamento especializado, com terapia ou medicamentos.

É possível achar alternativas dentro de casa para práticas corporais como o pilates

Porém, já há algum tempo é sabido que a realização de atividade física ajuda no controle de sintomas psicológicos por ter um efeito parecido com o de medicamentos. Enquanto os remédios atuam bloqueando certos hormônios que potencializam os sintomas, o exercício promove aumento de hormônios que geram a sensação de bem-estar, felicidade e gratificação, que ficam reduzidos em pessoas que possuem ansiedade ou depressão.

Ainda está pouco seguro realizarmos atividades em locais fechados, como academias, mas é possível achar alternativas em locais com menos pessoas ou mesmo dentro de casa para a prática corporal, como aulas on-line e vídeos ou aplicativos que ensinem uma rotina de exercícios. E o pilates é uma ótima opção. É importante ter foco e regularidade, e os resultados aparecerão.

Por Marina Ciscato – Fisioterapeuta formada pela USP, especialista no método Pilates Postura Funcional® e em reeducação funcional da postura e do movimento.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens