Fechar
Buscar no Site

Funac e Sedel firmam parceria para inclusão de adolescentes em competições esportivas

Representantes da Funac e Sedel durante reunião

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) reuniu com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel/Juv), para firmar parceria e inclusão dos adolescentes de todos os Centros Socioeducativos de Imperatriz em competições coordenadas pela Sedel.

A reunião aconteceu no gabinete da secretaria, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão e contou com a participação do secretário de esporte, Luiz Gonzaga Pereira Sousa; da presidente da Funac, Sorimar Sabóia e sua equipe composta pelo coordenador da equipe de Esporte e Lazer da Fundação, Igor Pereira; a coordenadora Regional de Programas Socioeducativos, Eunice Fernandes; e o diretor do Centro Socioeducativo de Internação Semear, Rodrigo Bonfim e da coordenadora de Higiene e Alimentos da Fundação, Nívia Costa.

A intersetorialidade na Socioeducação é prevista no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e fala da incompletude institucional, em que as ações na área da educação, saúde, esporte, cultura e lazer devem ser garantidas aos adolescentes para que eles possam ressignificar o ato infracional cometido. A Sedel em Imperatriz abraçou o esporte na socioeducação e incluirá os socioeducandos nas competições e também no calendário esportivo da secretaria, que apresentou as modalidades esportivas que os adolescentes dos Centros Socioeducativos participarão.

Sorimar Sabóia, presidente da Funac, avaliou a reunião de forma positiva e ressaltou a importância do esporte para os adolescentes. “Essa parceria é importantíssima, pois o esporte poderá contribuir de forma significativa na vida dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. É uma grande oportunidade para que o adolescente possa ter novas perspectivas de vida e trajetórias. O esporte agrega, coloca todos em igualdade de condições, oportunidades e tira a rivalidade”, afirma.

O secretário Luiz Gonzaga pontua que a parceria da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Sedel, além de trabalhar a  inclusão social, vai ajudar a ressocialização dos adolescentes. “Eles terão oportunidades de participar das atividades esportivas e de todas as ações realizadas pela secretaria. É gratificante para nossa equipe contribuir com esse projeto”, enfatiza Luiz Gonzaga.

Igor Pereira responsável pela área do esporte e lazer na fundação fala sobre as ações do Projeto Funac em Movimento, com a realização de diversas ações para socioeducandos e servidores. “Na socioeducação pretendemos diversificar as modalidades, que não se restrinja só ao futsal. Buscamos alinhar no planejamento estratégico realizado junto com os outros técnicos, as parcerias com projetos esportivos e atletas, para que os socioeducandos se inspirem com a trajetória dos atletas profissionais”, declara.

Sorimar destaca o investimento que a Funac tem feito nas práticas esportivas e de lazer dos adolescentes e os valores importantes trabalhado, por meio do esporte, além de incluí-los na rotina social e pedagógica das unidades. “Grandes jogadores de futebol e de outras modalidades esportivas já foram revelados. No esporte são trabalhados valores importantes, por meio do esporte, que contribuem para a construção de um novo projeto de vida do adolescente, baseado no respeito, cooperação e disciplina. Agradeço a Prefeitura pelo apoio e por nos ter recebido e nos ter dado toda atenção”, acrescentou Sorimar Sabóia.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens