Fechar
Buscar no Site

Sedel comunica cancelamento dos Jogos Escolares Maranhenses 2020

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), comunica que, pela primeira vez em 48 anos, os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) não poderão ser realizados.  A decisão de cancelar o JEMS 2020 tem como propósito preservar a saúde dos alunos atletas, treinadores e toda a extensa equipe que faz o evento acontecer, e leva em consideração, principalmente, o receio de pais e professores em relação à volta às aulas.

As seletivas regionais e as etapas finais, que estavam programadas para o mês de novembro deste ano, foram canceladas devido aos protocolos de saúde determinados pelo Governo do Maranhão. Desde o início da quarentena, especialistas estão alertando para o risco de aglomerações sem que a população esteja imunizada com uma vacina.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, destacou que preservar a saúde de todos neste momento de pandemia é a principal prioridade do Governo do Maranhão, já que os eventos esportivos demandam contato físico, além do calendário do evento ser o mesmo calendário escolar.

Pela primeira vez em 48 anos, JEM’s não serão realizados

“Infelizmente, por motivo de força maior, que é a pandemia da Covid-19, não poderemos realizar este ano a edição dos JEM’s. A nossa intenção é preservar a saúde de todos. Não queremos expor ninguém ao risco, nem atletas, nem técnicos ou qualquer um de nossos colaboradores. Prezamos pelo bem-estar de todos, por este motivo, a decisão mais acertada é o cancelamento”, ressaltou o secretário, Rogério Cafeteira.

ADESÃO TÍMIDA 

Em 2019, os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) receberam inscrições de 98 municípios. No início deste ano, 60 municípios já haviam sinalizado participação. Porém, apenas 17 municípios aderiram às inscrições das seletivas, encerradas no dia 23 de setembro. E, das 8 cidades candidatas à sede, somente uma se disponibilizou a receber o evento.

“O receio dos pais e professores com a realização dos jogos é refletido na baixa adesão dos municípios aos JEM’s 2020, o que também inviabilizaria a realização do evento. Reprogramaremos o nosso planejamento de ações da Secretaria de Esporte, onde o JEM’s está inserido, e voltaremos a realizar a maior competição do esporte maranhense em 2021. Essa é a nossa expectativa”, reiterou Rogério Cafeteira.

Vale ressaltar que nenhum dos estados brasileiros realizará os Jogos Escolares, assim como eventos mundiais das mais tradicionais competições esportivas da história, como as Olimpíadas, que acontecerão em Tóquio, também foram forçados a adiar ou cancelar suas disputas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens