Fechar
Buscar no Site

Projeto Social Inclusive, Praia! se reinventa durante a pandemia

Lazer, esporte e cidadania proporcionados pelo Projeto Social Inclusive, Praia!

O projeto Inclusive, Praia! que contempla lazer, esporte e cidadania em um único projeto, teve a sua primeira edição em 2017 e consiste em uma estação localizada na praia do Caolho em São Luís, com múltiplos recursos acessíveis e mais de 30 atividades diversificadas e adaptadas à diversidade humana. Os princípios fundamentais da constituição garantem a dignidade da pessoa humana e, dentre os direitos assegurados estão à vida, à cultura e ao lazer. E foi neste entendimento que surgiu projeto.

As atividades do projeto seriam retomadas no final do mês de março, mas com a pandemia do novo coronavírus ficou impossível, já que as atividades acontecem na praia. Desde então, a idealizadora do projeto Alessandra Pajama, teve a ideia de criar conteúdo em vídeo para compartilhar com os participantes do projeto, cada um em suas casas. Inclusive, o projeto começou a ser chamado carinhosamente de Inclusive, em Casa!

São atividades criativas, que despertam o “faça você mesmo” a partir de objetos e coisas simples e de fácil acesso, mas que as pessoas possam realizar tranquilamente de sua própria casa. Vários vídeos foram gravados com receitas, jogos, criação de utensílios com material reciclável, brincadeiras infantis e atividades culturais, como playlists especiais criadas e disponibilizadas aos usuários do projeto.

Segundo Alessandra, por conta da suspensão das atividades houve muita demanda por parte das pessoas que frequentam o projeto. “Foi aí que a gente decidiu lançar a proposta Inclusive, em Casa! Para suprir um pouco a necessidade das pessoas e preencher um pouco vazio que o projeto deixou”, explica Alessandra.

Os vídeos foram compartilhados na rede social do projeto Inclusive, Praia! e estão acessíveis a todos, basta buscar no Instagram o perfil @inclusivepraia. Por causa da pandemia, as atividades presenciais do projeto ainda não têm previsão de retorno.

A Equatorial Maranhão patrocina o projeto Inclusive, Praia! desde o seu início, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e há um sentimento de imensa satisfação em poder apoiar projetos que têm em sua essência a inclusão das pessoas com deficiência. Para Jeane Pires, Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, “esse é um dos projetos que promove a convivência em grupo e atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal das pessoas com deficiência, e assim a Companhia reforça valores de respeito ao próximo e valorização da pessoa humana”, destaca Jeane.

Mais sobre o projeto –  A estação de lazer do Inclusive, Praia! está localizada na Praia do Caolho, Avenida Litorânea, próximo à descida do Barramar, é acessível e equipada por cadeiras anfíbias para banhos assistidos (opção para pessoas com deficiência física e baixa mobilidade terem acesso ao banho de mar), jogos adaptados, piscinas, brinquedos, com área de vivência e socialização com atividades de lazer e cultura na beira da praia.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens