Fechar
Buscar no Site

Com competições de corridas, lutas e tiro, e-sports cresce no Brasil e no mundo

No mundo esportivo, algumas modalidades acumulam o maior número de admiradores e praticantes, como o futebol e basquete. No entanto, com o advento da tecnologia, muitos estão migrando para esportes eletrônicos, os e-sports.

A história dos e-sports começa em 1972 para estudantes da Universidade de Stanford nos Estados Unidos com o jogo Spacewar recebendo o nome de Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar. Na época, o vencedor recebeu um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

Em 1980, a empresa de games Atari promoveu a primeira competição de esportes eletrônicos em grande escala, o Space Invaders Championship. Foram aproximadamente 10 mil competidores de todas as partes dos Estados Unidos.

A partir do ano 2000 com a popularização dos games, as competições de e-sports tiveram um boom, passando de 10 torneios para 160 em 10 anos. Grande parte por conta do advento da internet, que possibilitou que pessoas de diversas partes do mundo pudessem participar.

Em 2011 foi lançado o Twitch, plataforma de streaming de jogos. Com isso, as competições se popularizaram também entre os que somente acompanham, sem necessariamente participar das competições. Os jogos League Of Legends e Dota foram as competições mais assistidas no período.

A Confederação Brasileira de eSports possui classificações específicas para que um evento de jogo eletrônico seja considerado e-sport. “Os eSports atualmente só são considerados como modalidade de competição quando envolvem a disputa entre duas ou mais pessoas, sejam em disputas individuais ou equipe contra equipe, em partidas que podem acontecer tanto presencialmente, com os atletas em um mesmo local físico ou online, com cada equipe em um local geográfico diferente ou até mesmo cada competidor de uma equipe em um local”, diz o site oficial da confederação.

Além disso, é necessário que as competições aconteçam de forma sincrônica, sendo disputadas pelos mesmos competidores, ao mesmo tempo, um contra o outro.

ESPORTES, LUTA, CORRIDA E TIRO

Entre os games jogados nas competições de e-sports, alguns se destacam pela grande quantidade de fãs. O League Of Legends, categorizado como multiplayer Online Battle Arena, é sucesso e mobiliza competidores e admiradores por todo o mundo. Na mesma categoria estão Dota 2, Smite e Heroes of the Storm.

Na categoria de corrida estão F1, Trackmania, Forza, entre outros. Entre os de esporte, estão FIFA, Madden, NBA 2K e Pro Evolution Soccer. Para quem curte jogos de luta, Street Fighter, Marvel vs. Capcom, Tekken e Super Smash Bros. são algumas das opções. Na categoria Battle Royale estão dois dos maiores nomes atuais no universo dos e-sports: Free Fire e Fortnite.

Com a popularização dos serviços de streaming, as plataformas que transmitem jogos mobilizaram diversas pessoas ao redor do mundo e os números ultrapassaram gigantes, como Netflix, HBO e Spotify, segundo pesquisa de 2017 da Superdata.

Os jovens estão cada mais vez atraídos por competições esportivas e servem como exemplo aos que almejam carreira como jogador profissional de e-sports. Engana-se quem pensa que para ser profissional é necessário só ter um bom computador ou console. É necessário estudo e aperfeiçoamento dos games, pensando também na coletivo e conquistas em equipe.

O Brasil é um grande mercado de e-sports e figura na terceira posição entre as maiores audiências, perdendo somente para China e Estados Unidos. Em termos de regulamentação, a China, Coreia do Sul e Japão, que já possuem regulações específicas para esportes eletrônicos. A regulamentação de e-sports no Brasil ainda precisa de tramitação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens