Fechar
Buscar no Site

Ivanilton Melo, um ícone do futebol amador

Josias Ribeiro, Flavio Dino e Ivanilton

JONNY FIGUEIREDO –

No mundo do esporte amador existem pessoas que se empenham para que os eventos sejam realizados dentro de uma localidade. Essas pessoas conseguem mobilizar uma comunidade em pró da realização dos tradicionais campeonatos de bairros, das escolinhas de futebol e outros projetos que condicionam aos moradores a pratica do esporte e lazer.

O Jornal Pequeno, através da página do esporte amador, estará destacando algumas dessas personalidades. Na edição deste sábado (4), vamos falar do desportista Ivanilton Melo, o idealizador e coordenador da Copa Interbairros de Futebol, competição considerada a maior do esporte amador do Estado.

Ivanilton durante reunião do Interbairro

Ivanilton de Jesus Beserra Melo, 56, anos nasceu em São João Batista e se criou em São Bento, mudando-se para São Luís em 1979. Policial Civil aposentado (1982 a 2016). Músico, nos anos 90 fundou o grupo de pagode ”Coisa Nossa”, a Banda “Sol de Verão” e o bloco carnavalesco “Bloco do Animal”.

Em 2003, Ivanilton fundou a “Associação dos Moradores do Residencial Farol do Araçagy”, um conjunto residencial (onde mora), localizado no bairro Olho D`Água, sendo presidente por vários mandatos, com grandes serviços prestados em prol da sua comunidade, sendo atualmente o vice-presidente. Diante desse trabalho comunitário, colaborou com campanhas de vários políticos.

FUTEBOL AMADOR

NO INTERIOR

Em São Bento fundou XV de Novembro, onde também jogava. Em Maracaçumé, Ivanilton organizou a “Copa Interpovoados Maracaçumé”, com participação de 18 equipes com grande repercussão na cidade e município vizinhos. Logo depois prestou importante apoio burocrático e midiático na organização  do “Copão da BR” que reúne times de vários municípios da Região do Alto Turi (de Zé Doca a Carutapera), que tem à frente da organização os seus amigos Magão e Mozaniel.

NA CAPITAL

Ivanilton também foi atleta e sempre esteve á frente da diretoria de times. Em São Luís ele começou a se envolver ainda mais com o futebol amador. No Maiobão criou o Nacional atuando como jogador e treinador. Na Cidade Operária, como treinador foi campeão pelo Cidade Operária F.C e ficou em terceiro lugar na Copa Interbairro. Ainda na Cidade Operária assumiu o cargo de diretor de Futebol do Departamento de Futebol da Cidade Operária. Pelo Sindicato dos Policiais Civis, organizou o 1º Campeonato de Futebol de Areia da Policia Civil, com a participação de 20 times entre delegacias e órgão da Segurança pública.

Por meio do saudoso Antônio Bento Frazão (in memorian) integrou a diretoria da Federação de Futebol Amador. No ano seguinte, passou a vice-presidência, com a eleição vencida por Josias Ribeiro. Com uma nova roupagem a Copa Interbairro teve um crescimento em credibilidade e organização.

Ivanilton durante Campeonato de Praia do Sinpol

Com uma premiação em dinheiro muita boa, passou a chamar a atenção de muitos times. Três mandatos depois, Ivanilton passou à presidência. Devido a fatores burocráticos, resolveram dar uma nova dimensão e abrangência à Entidade, que até então era Federação Municipal de São Luís, passando a ser Federação de Futebol Amador a nível estadual.

Em sua gestão, resolveram fazer duas competições diferentes, ou seja, “Copa Rural” abrangendo só os times da Zona Rural de São Luís (32 times) e “Copa Master Interbairros” (24 times), ambas de grande repercussão e sucesso total, mas que não tiveram sequência devido falta de patrocínio e campeonatos paralelos de bairros.

Em 2009, Ivanilton e Josias criaram a “Copa dos Campeões do Interbairros”, a qual já teve quatro edições e previsão da quinta edição ainda este ano, pois passou a ser disputada de dois em dois anos.           Em 2020, todos os trabalhos burocráticos de organização da 27ª. Edição da Copa Interbairros já foram concluídos e a competição era pra ter começado no dia 29 de março, mas devido à pandemia, não foi possível. Agora, a previsão é que comece em agosto com a participação de 58 times de 54 bairros.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens