Fechar
Buscar no Site

Treinadora da Seleção Holandesa realiza atividade e treino em Codó

Sarina Wiegman está em Codó conhecendo projetos da Plan International Brasil

A semana será movimentada para Sarina Wiegman, treinadora da Seleção Holandesa Feminina de Futebol, e sua família. Eles estão no Brasil entre 20 e 25 de janeiro para conhecer os projetos da Plan International Brasil em Codó, no Maranhão. Sarina é embaixadora da Plan International Holanda e também madrinha de uma menina pelo programa de apadrinhamento da Plan.   Ela veio com o marido, Marten, e as duas filhas, Sacha e Lauren.

Entre as atividades que eles vão acompanhar está um acampamento das meninas do Projeto La League, nesta quarta-feira (22). Sarina vai desenvolver uma atividade de campo com treino em duas turmas. A primeira será pela manhã, entre 9 e 12 horas, e outra será à tarde, entre 14h30 e 17 horas.

Criado na Holanda, o Projeto La League usa o futebol para ensinar sobre liderança e educação financeira para meninas, além de promover diversas atividades também para meninos e para os pais. Está agora no módulo do acampamento, com cerca de 50 meninas divididas em dois grupos. Elas se reúnem em um sítio em Codó para aprender sobre empreendedorismo e empoderamento econômico, além de jogarem futebol.

Cada grupo passa dois dias e meio no acampamento.   Na terça-feira (21), Sarina esteve com as meninas da Escola de Liderança para Meninas. “Meninas, sigam seus sonhos e não deixem que nada as atrapalhe para serem felizes. Estou encantada com a forma como vocês se expressam e são conscientes dos seus direitos. Só posso dizer que vocês merecem meus aplausos”, afirmou Sarina.

“Para nós, é muito especial receber a Sarina Wiegman para inspirar as meninas do Projeto La League e conhecer outras iniciativas que realizamos em Codó. Sem dúvida, as meninas estão entusiasmadas com a oportunidade de aprender com uma treinadora que conduz uma as principais seleções femininas de futebol do mundo”, afirma Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil.

Além do Projeto La League, Sarina e a família vão conhecer outras iniciativas. Com as participantes da Escola de Liderança para Meninas, vão entender mais sobre como e por que é essencial estimular a participação de meninas em posições de liderança. Para isso, vão acompanhar uma visita a um órgão público. No Cambalhotas, vão conhecer crianças de 7 a 10 anos que aprendem por brincadeiras e oficinas como podem se proteger contra a violência e o abuso infantil.

No Água, Saúde e Vida, vão visitar uma comunidade que recebeu um poço artesiano e agora tem acesso à água potável. Os visitantes também vão saber mais sobre o Plan em Ação, que leva às comunidades informações sobre cuidados com autoproteção e primeira infância.

SARINA WIEGMAN

Como treinadora da Seleção Holandesa Feminina de Futebol, Sarina se sagrou vice-campeã na Copa do Mundo de 2019, realizada na França. A técnica também conduziu a seleção ao título de campeã europeia em 2017, quando foi eleita pela FIFA como a melhor treinadora do ano. Como jogadora, entre 1976 e 2003, ela atuou por várias equipes e participou de 104 partidas da seleção holandesa.

Já a Fundação Cruyff usa o projeto “Heroes of the Cruyff Court”, que envolve meninas, pais, homens cuidadores, meninos e outras pessoas da comunidade em eventos e torneios inclusivos para todas as idades. E a Women Win adota o “Caminho para o Empoderamento Econômico e de Liderança”, em que meninas e jovens mulheres desenvolvem habilidades para a vida e de liderança, o que permite que elas planejem seu futuro: continuar seus estudos, candidatar-se a um emprego ou empreender seu próprio negócio.

Em dezembro de 2019, o Projeto La League inaugurou a primeira Quadra Cruyff Court da região Nordeste em Timbiras, cidade vizinha a Codó (MA).

O La League começou a ser implementado em 2018 e será finalizado este ano. A inauguração da Quadra Cruyff é um dos resultados diretos do projeto, que também impactou:
• 350 meninas e 175 meninos entre 12 a 18 anos;
• 175 pais ou homens cuidadores;
• 50 meninas e jovens mulheres participando do programa de empoderamento econômico e de liderança (módulo atual do acampamento);
• 9 comunidades localizadas nos municípios de Timbiras e Codó, no estado do Maranhão.

LA LEAGUE

O Projeto La League reúne três entidades: a Plan International, a Fundação Cruyff e a Women Win. Juntas, as organizações combinam o que têm de melhor para alcançar meninos e meninas. Na Plan, a base está no projeto “Campeãs e Campeões da Mudança”, que apoia o empoderamento das meninas e jovens mulheres.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens