Fechar
Buscar no Site

Escalada de Velocidade nos Jogos de Tóquio 2020

A Escalada irá estrear nos Jogos de Tóquio 2020. No formato olímpico, três modalidades foram reunidas: Dificuldade (Lead), Velocidade (Speed) e Boulder – o nome em inglês também é bem comum aqui no Brasil). Na disputa de Velocidade, dois atletas percorrem uma rota fixa numa parede de 15 metros um contra o outro. No Boulder, os escaladores percorrem um número de rotas fixas em uma parede de 4 metros em um tempo especificado.

Na Dificuldade, os atletas tentam subir o mais alto possível em uma parede com mais de 15 metros de altura dentro de um tempo fixo. Nos Jogos Olímpicos, cada escalador competirá em todas as três disciplinas, sendo as classificações finais determinadas pelos resultados combinados das três modalidades. Na competição que vai acontecer em Niterói (RJ), dia 12 de janeiro, será possível conhecer a Escalada de Velocidade.

Na Escalada de Velocidade, vence o atleta que subir uma parede de 15 metros no menor tempo. Essa parede tem um ângulo de 5º negativos com duas vias idênticas e paralelas para que os atletas tenham condições iguais na competição – como numa pista de 100 metros rasos.

Você achava que a prova mais rápida do mundo no esporte era os 100m rasos com o Bolt competindo?! Mas, isso foi só até você conhecer a Escalada de Velocidade. Atletas de ponta como o russo Deulin Vladislav sobem 15 metros em menos de seis segundos (isso mesmo, é casa dos cinco segundos)

Até hoje você achava que ‘problema’ era sempre uma coisa negativa. “Problema” é como os escaladores chamam um boulder, praticamente um sinônimo, podendo até ser usado junto, como “problema de boulder”. O termo faz sentido porque no boulder realmente você tem que “decifrar” a sequência correta para concluir o “problema”. Não se espante se escutar a seguinte frase “você mandou muito bem naquele problema”.

É o famoso macete – o jeitinho de fazer um lance de uma via ou Boulder. Quando você ainda não encontrou, se comenta que você está procurando o ‘beta’. Quando você já encontrou, você fica doido para dizer o beta para quem está entrando, o que é algo que nem todo mundo gosta. A etiqueta da Escalada diz para você sempre perguntar se o cara quer ou não beta. (FONTE: GLOSSÁRIO DO SITE ‘DESCE DAÍ DOIDO”.)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens