Fechar
Buscar no Site

Projeto “Inclusive, Praia!”, um exemplo em cidadania!

Jovem na Cadeira anfíbia a caminho de um banho assistido nas águas da Praia do Caolho pelo Projeto Inclusive, Praia!

Os princípios fundamentais da constituição garantem a dignidade da pessoa humana e, dentre os direitos assegurados estão à vida, à cultura e ao lazer. E disso, o Coletivo Tiquira Com Cuxá entende. A estação de lazer do projeto Inclusive, Praia!, que possui múltiplos recursos acessíveis está de volta à programação litorânea e repleta de novidades.

A estação de lazer, na Praia do Caolho, localizada na Avenida Litorânea, próximo à descida do Barramar, é acessível e equipada por cadeiras anfíbias para banhos assistidos (opção para pessoas com deficiência física e baixa mobilidade terem acesso ao banho de mar), jogos adaptados, piscinas, brinquedos, com área de vivência e socialização com atividades de lazer e cultura na beira da praia.

Com este projeto o esporte, cultura, inclusão são garantidos e gratuitos, tudo à beira mar! Esta é a proposta do Projeto Inclusive Praia, que retornou à programação de lazer, das 9h às 17h. Esta edição terá duração de 1 ano, todos os domingos e em uma sexta-feira a cada mês, para atendimento exclusivo das instituições que trabalhem com o atendimento de pessoas com deficiência, que não têm possibilidade de participação aos domingos.

Aberto a todos os públicos, o “Inclusive, Praia!”, é uma grande opção de lazer aos que queiram se divertir com amigos e família e ter a oportunidade de conhecer de perto essas formas de lazer voltadas para as pessoas com deficiência. O projeto, que realizou sua primeira edição em 2017, é financiado com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com apoio do Governo do Maranhão (Sedel e Sedihpop), Equatorial Energia Maranhão e Grupo Mateus.

“O projeto, além de ser lindo e inovador, cumpre perfeitamente o seu papel de trazer mais acessibilidade para as pessoas com deficiência, oferecer lazer em um local que parece de todos (a praia), mas agora sim está adaptado a todos, porque todos querem e têm direito, Inclusive à Praia!” destaca Jeane Pires, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Energia Maranhão.

Alessandra Pajama, produtora cultural e especialista em acessibilidade, relata que o Inclusive, Praia! “É um espaço plural de lazer, e este projeto permite que todos os públicos tivessem reais condições de desfrutar de diversos tipos de lazer em um ambiente com múltiplos formatos acessíveis. Este projeto tem valor humano!”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens