Fechar
Buscar no Site

JEMs 2019: Campeões no Xadrez são premiados

Atletas do Xadrex premiados nos Jem´s

A concentração e os olhares atentos estavam estampados nos rostos dos atletas durante a disputa de xadrez, nos últimos dias, ocorrido no ginásio poliesportivo do Centro Social do Servidor (Ipem), durante os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Paralimpíadas Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

Durantes as disputas nas categorias infantil e infanto (masculino e feminino), o silêncio reinava e ouvia-se somente o barulho das peças serem movidas. Giovanna Almeida Piovacari, de 17 anos, estudante da Escola Educallis, de São Luís, tornou-se pentacampeã na modalidade de forma invicta. Além disso, a adolescente também faz parte do time de basquete da escola e irá competir nos Jogos Escolares da Juventude em Natal, também nesta modalidade.

“Ser pentacampeã significa que trenei durante 5 anos seguidos, já que as pessoas nunca param de evoluir. A vitória tem sabor de nervosismo, a minha adversária é muito forte, já tinha jogado com ela antes. Cometi alguns erros que poderiam ter me custado jogo, mas consegui reverter”, disse Giovanna Almeida.

Orgulhosa da filha, Fabiana Almeida, disse acompanhar Giovanna em todas as atividades que pode. “Sou o tipo da mãe que larga tudo para acompanhar minha filha. É uma satisfação enorme saber que ela termina o ensino médio fechando com chave de ouro, mas espero que quando ela chegar à universidade ainda continue jogando xadrez”, falou a mãe emocionada.

O Grande Mestre Internacional de Xadrez, Rafael Leitão, esteve acompanhando algumas partidas e premiando os vencedores das categorias infantil e infanto. O heptacampeão brasileiro, que também coordena o ‘Projeto Xadrez na Escola’ , do Governo do Estado, disse que começou sua carreira nos JEMs quando tinha apenas 6 anos.

“Lembro que o primeiro JEMs que competi, eu tinha apenas 6 anos. Sou jogador profissional a muito tempo, por isso tentando ajudar a encontrar novos talentos e a disseminar o xadrez no Maranhão”.

De Vitória do Mearim, Caio Cruz Mendes, de 13 anos, ganhou a disputa dos JEMs/ParaJEMs na categoria infantil masculino. O garoto que estuda na Escola Maria Celeste Barros, disse que conheceu o xadrez através do irmão.

“Via o meu irmão jogando e achava interessante e pedi para ele me ensinar, na verdade até hoje me ensina. Nós treinamos muito para eu não fazer feio no meu primeiro JEMs”, falou o garoto.

Bruno Silva, irmão do campeão Caio, disse que foi obrigado a aprender a jogar xadrez na escola em que estudava, pois era uma das disciplinas obrigatórias.

“O Caio queria aprender a jogar xadrez, comecei a ensinar ele, depois comecei a apanhar do meu aluno/irmão. Dificultei a vida dele um pouquinho fazendo ele jogar treinar com a metade das peças dele enquanto eu jogava com todas as minhas, sei que não era justo, pelo visto valeu a pena”, disse Bruno orgulhoso do irmão.

Vencedores:
XADREZ INFANTIL FEMININO

1º- Francisca Kelly de Araújo (Caxias)

2º – Jaibara da Silva Elias

3º – Stefhane Sousa (Alto Alegre do Pindaré)

XADREZ INFANTIL MASCULINO

1º- Kaio Cruz Mendes ( Vitória do Mearim)

2º – Gustavo Neves dos Santos

3º – Natanael ARANHA Garcia Garcia (Itapecuru Mirim)

XADREZ INFANTO FEMININO

1º- Giovanna Almeida Piovacari

2º – Mariana da Silva Lima

3º – Valéria Luiza Costa Gonçalves

XADREZ INFANTO MASCULINO

1º- Flávio Antônio Reis Ferreira Filho

2º – Authelbeiton Kauan Sousa Santos (Caxias)

3º – Francisco Vitor dos S. R. Lima (Imperatriz)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens