Fechar
Buscar no Site

Sedel monta superestrutura para receber atletas dos JEMs

JONNY FIGUEIREDO –

A 47ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Paraolimpíadas Escolares Maranhenses (ParaJEMs) 2019, começou em grande estilo com a festa na cerimônia de abertura realizada no Centro Social e Recreativo do Servidor Público Estadual (IPEM), em São Luís, no último dia 8 de agosto.A pira olímpica foi acesa pelo atleta de natação, Heitor Rayol, após a tocha ter passado por diversos bairros de São Luís.

Rogério Cafeteira, Carlos Brandão, Roberto Costa durante abertura dos JEMs

A programação teve a banda da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que executou o Hino Nacional e o Hino do Maranhão; atrações como o DJ Luizinho Pereira, grupo de street dance Cia de Dança Os Sublimes, o cantor Bruno Shinoda e robô Zeus agitaram a noite dos estudantes.

O vice-governador Carlos Brandão -que é ex-atleta dos JEMs – esteve presente e destacou sobre a importante da colaboração do governo ao evento. Durante a solenidade, o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira, deu as boas-vindas aos estudantes que participam desta edição e a largada oficial para o maior evento esportivo do Estado.

A pira olímpica foi acesa pelo atleta Heitor Rayol

“A INTEGRAÇÃO PELO ESPORTE”

Com o tema “A Integração pelo Esporte”, os JEMs/ParaJEMs 2019 conta com o crescente número de alunos atletas participantes, são mais de 50 mil alunos, de 12 a 17 anos, de 98 municípios, que disputaram desde a etapa municipal, passando pelo regional, até a estadual, nas modalidades atletismo, luta olímpica, golbol, bocha, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nas categorias infantil e infanto, masculino e feminino.

Os estudantes de divertiram com o robô Zeus e o grupo de street dance Cia de Dança Os Sublimes durante a Funfets

MEGA ESTRUTURA

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) montou uma grande estrutura para atender aos atletas durante toda a competição. A estrutura garante aos atletas das delegações do interior do estado, alojamento para vivência e intercâmbio dos atletas maranhense, no Ipem. Para segurança e conforto dos alunos, serão disponibilizados veículos para auxiliar no transporte e estrutura completa de alimentação, acompanhados por nutricionistas.

“AGITA JEMS”

Para o lazer dos atletas, ao longo da competição a Sedel criou o “Agita JEMs”, projeto que conta com vasta programação de passeios, apresentações culturais e atividades educacionais, que levam mais lazer e cultura aos atletas no período em que não estão participando das disputas.

MULEQUE TÉ DOIDO –Olhos atentos à telona e muitas risadas no Espaço Funfest, no Ipem, nos Jogos Escolares Maranhenses 2019. Além das disputas acirradas dentro de quadra, o Jems também carrega na bagagem desta edição, a valorização da cultura maranhense. Os atletas puderam se divertir com a exibição do filme MulequeTé Doido e o momento de descontração foi garantido.

Rosana Motta, coordenadora do JEMs, secretário Rogério Cafeteira com o atleta do vôlei da Escola João do Vale

De acordo com a diretora geral dos Jogos Escolares, Rosana Motta, os JEMs/ParaJEMs são uma forma de estimular o esporte educacional, além da socialização entre alunos de outros municípios.

“Os JEMs/ParaJEMs são um momento em que os alunos irão conhecer outros competidores, e quem sabe, fazer amigos. O evento é para estimular o espírito de equipe, descobrir novos talentos e também oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte educacional”, afirmou diretora geral dos Jogos Escolares, Rosana Motta.

Os estudantes de divertiram com o robô Zeus e o grupo de street dance Cia de Dança Os Sublimes durante a Funfets

AS DISPUTAS

As disputas da etapa estadual na modalidade voleibol e handebol teve início no dia 09 e foi concluída dia 14 agosto. Depois os jogos das modalidades de futsal, basquete e vôlei de praia iniciaram dia 16 e vão até21 de agosto. Osjogos nas modalidades individuais e o ParaJEMsocorrerão de forma simultânea de 23 a 26 de agosto, com uma programação específica dentro de cada prova.As equipes classificadas na fase final dos JEMs participarão dos Jogos Escolares da Juventude, etapa Regional nas categorias infanto e infantil.

PREMIAÇÃO

A Sedel realizou no dia 14 de agosto a festa de premiação das equipes destaques do vôlei e do handebol da 47ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A solenidade de premiação ocorreu no Centro Social e Recreativo do Servidor Público Estadual (IPEM) e contou com a presença de estudantes/atletas, professores e chefes de pastas do governo, como os secretários de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira; de Planejamento e Orçamento, Cinthia Mota Lima; o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago; entre outras autoridades.

Referente a primeira etapa, a Sedel premiou atletas de duas modalidades esportivas presentes nos JEMs 2019, nas categorias infantil (de 12 a 14 anos) e infanto (de 15 a 17 anos). Todos os jovens que se destacaram durante a competição receberam medalhas, e as equipes troféus. As premiações ocorrerão no último dia de competição de cada modalidade. Além disso, os atletas devem comparecer uniformizados podendo levar a bandeira da escola e do município.

O secretário Rogério Cafeteira destacou a presença das escolas do interior e afirmou que a participação dos atletas nos JEM´s vai ficar marcada na vida deles como uma das melhores lembranças de suas vidas.

“Concluímos a primeira etapa do JEMs e hoje estamos coroando esses grandes atletas que se destacaram no vôlei e no handebol, durante a competição. As metas atingidas, nesta primeira etapa, se tornaram um parâmetro para que sejam superados nas próximas etapas e no ano que vem. Estamos felizes pela grande presença das escolas do interior, o que legitima o nome da competição. Esperamos que essa experiência fique marcada na vida desses atletas, levando esse momento como uma das melhores lembranças de suas vidas”, comentou.

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens