Waldir Maranhão deve ir ao Chile
G1 – O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), deve embarcar nesta terça-feira (31) em missão oficial ao Chile para participar de um evento sobre transparência. O evento termina na sexta-feira (3) e a previsão é que Maranhão retorne ao Brasil no sábado (4).
Maranhão assumiu interinamente a presidência da Câmara no último dia 5, no lugar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tempo indeterminado.
Desde então, Maranhão tem evitado a imprensa e, nas vezes em que deu entrevistas, foi lacônico. Sua agenda de compromissos oficiais à frente da presidência tampouco costuma ser divulgada.
A confirmação da viagem de Maranhão ao Chile acontece um dia após a divulgação de uma reportagem pelo jornal “O Globo” que afirma que ele mentiu à Justiça Eleitoral em processo que investiga as contas da campanha dele para deputado federal em 2010. De acordo com a publicação, Maranhão teria dito que usou dinheiro da venda de uma casa para fazer a doação para si mesmo durante a campanha. O negócio, no entanto, nunca foi efetivado e o deputado ainda mora no imóvel.
As contas eleitorais de Maranhão acabaram reprovadas e o Ministério Público entrou com representação pedindo a perda do mandato dele. Segundo o jornal, após inúmeros recursos de Waldir Maranhão, o processo foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitora do Maranhão (TRE-MA) em 2015, e extinto sem o deputado provar a origem do dinheiro. Os juízes entenderam que, como o mandato havia terminado em 2014, não havia mais o que cassar.
Em nota enviada ao jornal, a assessoria de imprensa da presidência da Câmara informou que Maranhão não responde a qualquer processo no TRE e que a ação contra ele foi arquivada.
Maranhão ganhou notoriedade ao tentar anular a votação no plenário da Câmara que abriu o processo de impeachment de Dilma Rousseff. A medida teve grande repercussão negativa e ele acabou recuando no mesmo dia da decisão.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.