Violência em São Luís mobiliza a Câmara para debate com secretário Aluísio Mendes
Diante do crescente índice de violência em São Luís, que chegou a registrar em menos de 10 dias neste mês de abril nada menos que 18 assassinatos, a Câmara Municipal de São Luís está se mobilizando para convidar o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, para um debate sobre o sistema de segurança da cidade.
Para tanto, o vereador Pavão Filho anunciou, ontem, da tribuna do legislativo ludovicense, que vai protocolar um expediente nesse sentido. “Esta casa não pode ficar alheia a um assunto tão sério que mexe com a vida do cidadão. Temos notícia de que diariamente acontecem roubos, assaltos, saidinhas bancárias, sequestro relâmpago, assassinatos, entre outros crimes”, disse Pavão Filho, enfatizando que “segurança pública também é de nossa responsabilidade”.
O vereador do PDT disse reconhecer o trabalho que tem sido realizado pela polícia, que, segundo ele, faz ‘das tripas coração’, mas não tem um efetivo compatível com a demanda. “Cito com exemplo a Polícia Militar, que não chega a sete mil homens, sendo o menor efetivo do país. Por outro lado, o concurso que o governo do Estado tentou abrir para a PM está cheio de ações na Justiça impedindo a sua realização”.
Pavão Filho disse que “política pública não tem nome, mas tem obrigação e tem de ser feita, e serviço público, como a segurança, tem de ser prestado. E é justamente por isso que pretendemos convidar o secretário Aluísio Mendes para discutir a segurança em nossa cidade e obter informações, pois o problema tem que ser enfrentado”.
Apresentando aditivos – Após o pronunciamento de Pavão, o vereador professor Lisboa (PCdoB) comunicou que, com membro da Comissão de Segurança da Casa, participou de uma reunião com os vereadores Nato e Estevão Aragão, presidente da Comissão, que tratou da formulação de um convite ao secretário Aluísio Mendes.
O parlamentar comunista adiantou que com o anúncio da iniciativa de Pavão Filho irão ser apresentados aditivos com objetivo de tornar o debate mais abrangente. Professor Lisboa falou que é intenção dos membros da Comissão de Segurança convidar também o secretário Municipal de Segurança e Cidadania, a delegada-geral da Polícia Civil, o secretário de Estado de Administração Penitenciária e segmentos ligados à segurança pública.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.