Viana tira 0 e fica em último lugar no Ranking da Transparência do MPF
Em recente lista atualizada do Ranking Nacional da Transparência, o Ministério Público Federal (MPF) avaliou Viana como sendo a pior gestão em transparência do Maranhão. O município administrado pelo prefeito Chico Gomes, ex-sarneisista e agora no PDT, tirou nota 0. Uma vergonha!
Em 2015, o Índice da Transparência de Viana foi também vexatório: 0,2.
A análise do MPF leva em consideração se o município possui site de divulgação de gastos; receitas e processos licitatórios; receita dos últimos 6 meses incluindo natureza; valor de previsão e valor arrecadado; valores de empenho; e editais de licitação na íntegra.
A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.
E não é só no quesito transparência que Viana tira zero, a infraestrutura, saúde, educação também são dignas da mesma nota.
O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. Após a expedição de mais de 3 mil recomendações, em dezembro do ano passado, o Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros – subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016.
Só a cidade de Viana, infelizmente, na inoperante, desastrada e incompetente gestão do pedetista Chico Gomes, conseguiu piorar. Nota 0 também para o prefeito.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.