Vereador eleito Marquinhos já mostra serviço em São Luís
Com informações do blog do Daniel Matos
Autoridades do Maranhão discutiram, na última quarta-feira, com a comunidade da Vila Luizão e bairros próximos a instalação da primeira Unidade de Segurança Comunitária do Estado do Maranhão (USC), projeto este semelhante às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS) do Rio de Janeiro. O evento foi realizado na quadra de esporte da escola João de Sousa Guimarães, no bairro Divinéia, com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O projeto da USC que está sendo construída ao lado da UEB João de Sousa Guimarães foi apresentado a mais de 400 moradores da região que engloba os bairros Sol e Mar, Vila Luizão e Divinéia e adjacências e foi organizado pelo Grupo Ação e Renovação Popular (GARP), composto por lideranças comunitária da localidade.
Um dos convidados do evento foi o vereador eleito Antonio Marcos Silva, o Marquinhos (PRB), que também é líder comunitário da região e se empenhou junto com a comunidade para que a unidade recebesse a USC. Marquinhos intercedeu junto ao prefeito João Castelo para que fosse doado o terreno ao lado da UEB João de Sousa Guimarães para a construção da unidade.
Ao final do evento, houve homenagem do GARP, com a entrega de placas a todos os que contribuíram para a implantação da USC. Entre os homenageados estava o líder comunitário e vereador eleito Marquinhos, o prefeito de São Luís, João Castelo, que foi representado pelo secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, entre outros.
USC
O projeto da USC é semelhante às UPPS do Rio de Janeiro, que são uma estratégia do governo daquele estado para promover a ocupação de favelas a partir de operações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para tirá-las do domínio de traficantes ou de grupos armados.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.