Vem aí a 5ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival
Em 2013 o Lençóis Jazz e Blues Festival, com o patrocínio da COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO (CEMAR), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, e apoios das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e São Luís, da Fiema, do Sebrae, Sesc, Potiguar, Centro Elétrico, Tory Brindes e TV Mirante, chega a sua 5ª edição. Faz história no Maranhão como o primeiro evento a unir música, ecoturismo e responsabilidade social em um único projeto. Ao longo dos anos levou aos palcos de Barreirinhas e São Luís mais de cem grandes nomes da música do Brasil e do exterior.
Entre eles, Yamandu Costa, Ithamara Koorax, Victor Biglione, a harpista Cristina Braga, Marcelo Carvalho, Taryn Szpilman, Gilson Peranzetta, Mauro Senise, Artur Menezes, Milla Camões, Sávio Araujo, Nelson Faria, Ney Conceição, Jefferson Gonçalves, Edson Travassos, Nosly, Robertinho Chinês, Jair Torres, Artur Maia, Filó Machado, Marcelo Martins, Marco Pereira, Luiz Junior, Luís Claudio, Pedro Araújo, Quarteto Cazumbá, Engels Espiritos, Zé Américo Bastos, Mestrinho, Arlindo Pipiu,Ted e Pablo, a alemã Andrea Canta, os americanos Atiba Taylor e Jim Howard III, entre outros.
Com artistas de altíssima qualidade, repertório criterioso e muita diversidade cultural o evento consolidou-se no circuito nacional dos grandes festivais de música do gênero. Também conquistou uma legião de fãs. Nas quatro edições do festival o público total foi de cerca de 10 mil pessoas.
A proposta de promover a integração entre artistas maranhenses, colocando-os para tocar com nomes consagrados do Brasil e do exterior, tem dados bons frutos. Graças a esse intercâmbio alguns talentos da terra já foram convidados para tocar em outros estados e também para participar de cd´s de músicos já consagrados no universo brasileiro do jazz e do blues.
Há quatro anos o festival também é notícia no Maranhão e no Brasil. Graças a visibilidade dada ao evento pela imprensa local e de fora o Lençóis Jazz e Blues Festival tornou-se uma espécie de vitrine cultural e turística das belezas naturais e da riqueza musical de São Luís e de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. O que contribui diretamente para o fomento do turismo e indiretamente para a geração de renda nas duas cidades. Isso porque o festival gera diversos empregos temporários na área do entretenimento com a contratação de técnicos de luz, de som, produtores, diretor de palco e oficineiros, entre outros profissisonais.
Em quatro anos de existência o Lençóis Jazz e Blues Festival também tem proporcionado o acesso de crianças, adolescentes, adultos e idosos de baixa renda a diversos bens culturais contribuindo para a formação de novas platéias. Durante esse tempo mais de mil pessoas também foram beneficiadas pelas ações de responsabilidade social. Destacam-se entre elas, a participação gratuita em oficinas musicais, bate-papo com os artistas, ensaios abertos e sorteios de instrumentos musicais.
Para comemorar tantas conquistas a equipe de produção do festival resolveu ousar em 2013 e presentear o público de São Luís e Barreirinhas com grandes novidades. Este ano as duas edições do festival serão realizadas em novos espaços. Em Barreirinhas os shows serão realizados nos dias 2, 3 e 4 de agosto, na Av. Beira Rio. Em São Luís, o palco do evento será a Praça Maria Aragão, na Avenida Beira Mar.
Os shows nas duas cidades também serão abertos ao público, graças ao benefício da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O que possibilitou o patrocínio da COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO (CEMAR) por meio da Secretária de Estado de Cultura (Secma) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e ainda pela conquista de novos parceiros como as Prefeituras Municipais de Barreirinhas e São Luís e, de novos apoiadores que abraçaram o projeto agora em 2013. Parceiros antigos como Sebrae, Sesc, Potiguar, Centro Elétrico, Tory Brindes e TV Mirante também continuam firmes prestigiando o festival.
A programação de aniversário em Barreirinhas e São Luís está impecável. Em Barreirinhas , na sexta-feira (2/8), se apresentarão Trio Veredas, Márcio Glam e Banda, Carlinhos Veloz e Criolina. No sábado (3/8) as atrações serão Roberto Ricci, Yamandu Costa e Igor Prado e JJ Jackson. No domingo (4/8) as apresentações serão da dupla A Corda em Si, de Glad Azevedo e de Babi Mendes.
Em São Luís, na Praça Maria Aragão, deverão apresentar-se na sexta-feira (9/8) Jr. Mouriz e Edy Trombone, Grupo Delicatessen e Léo Gandelman com participação especial de Serginho do Trombone. No sábado (10/8) as atrações serão Ari Borger e Quarteto, Ellen Oléria (vencedora do programa The Voice Brasil- 2012/TV Globo) e Rio Jazz Orquestra e Taryn Szpilman.
Para essa grande edição de aniversário está sendo estimado um público de cerca de 7 mil pessoas, em Barreirinhas e, de cerca de 10 mil pessoas, em São Luís. Também está prevista a realização de um cortejo musical e de conscientização ambiental, além de Oficina de Guitarra (Facilitador- Jair Torres), Oficina de Gaita e Violino (Facilitador-Júnior Mouriz) e de Construção de Instrumentos Musicais com Materiais Reciclados (Facilitador- Ricardo Passos). Em Barreirinhas as Oficinas serão realizadas na Casa do Turista. Em São Luís, o local das oficinas musicais ainda será divulgado e a Banda do Bom Menino (composta por cerca de oitenta crianças) irá abrir o festival..
Outra grande novidade para essa edição é a parceria inédita com a TAM Linhas Aéreas que será a Companhia Oficial do V Lençóis Jazz e Blues Festival 2013. O que proporcionará a todos os turistas do Brasil que queiram assistir ao Festival, tanto em Barreirinhas (MA) quanto em São Luís(MA), no período de 30 de julho a 13 de agosto, descontos de até 25% nos valores das suas passagens aéreas. Para se beneficiar dessa promoção o interessado terá de utilizar um código numérico disponível no site do evento (www.lencoisjazzeblues.com).
A programação detalhada do Festival em São Luís e Barreirinhas, histórico, release dos artistas, fotos e, muito mais, podem ser obtidos no site: www.lencoisjazzebluesfestival.com
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.