Uma polícia republicana
O Maranhão foi abalado nos últimos dias por um trágico crime, envolvendo famílias poderosas política e economicamente. Além das circunstâncias do crime, ainda a serem totalmente reveladas, um detalhe chamou atenção de todos. A eficiência e a transparência com que agiu a Policia. Delegados e peritos passaram a agir imediatamente e essa atuação foi decisiva para que provas não desaparecessem.
Em outros tempos, haveria medo e dúvida entre os policiais, que demorariam semanas a receber “autorização” para agir ou não. Logo teria aparecido uma determinação de “sigilo nas investigações”. E o caso se arrastaria, quem sabe até o esquecimento.
Os exemplos infelizmente são inúmeros. Casos que se tornaram tristemente célebres, como o do jovem Penha Brito, que só foi esclarecido décadas depois. E isso só ocorreu por causa da dedicação do pai da vítima.
O fato é que hoje temos uma Polícia profissional, que age com independência e que tem meios como o moderno Instituto de Genética Forense, recentemente inaugurado pelo governador Flávio Dino.
Vale lembrar: antes as provas técnicas demoravam meses porque eram feitas em laboratórios do Pará ou do Amapá, já que o Maranhão não oferecia aos peritos os equipamentos necessários ao seu trabalho. Temos, portanto, mais um sinal dos efeitos positivos que uma mudança política traz para toda a sociedade.
Parabéns à Polícia do Maranhão! E mais uma vez a nossa solidariedade às famílias diretamente atingidas por tão terrível tragédia.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.