Um novo PT para São Luís
O PT de São Luís pode ter um novo rumo depois das eleições do seu diretório municipal, que acontece no próximo dia 9 de abril deste ano. Apesar das turbulências que o partido vive nacionalmente e os escândalos contra seus dirigentes, na capital maranhense o Partido dos Trabalhadores está disposto a fazer um realinhamento às suas origens, retornando sua diretriz para a luta do mais necessitados e a defesa do trabalhador.
Nesse sentido é que o vereador de São Luís, Honorato Fernandes pretende, com sua candidatura à presidente do PT da capital, aglutinar tendências e pensamentos da legenda no intuito de apontar um novo caminho à agremiação, a ser traçado com a ajuda de todos os petistas, independente de correntes.
De acordo com Honorato, a chapa ‘Unidade para Renovar’, encabeçada por ele, tem conseguido agregar apoios importantes que vão além de uma tendência, pois as disputas internas, na avaliação de muitos, têm feito com que o PT não cresça em São Luís.
“Trata-se de um esforço coletivo de vários militantes petistas que têm buscado o exercício da unidade e, como resultado, surge uma chapa plural em que se reconhece erros e se busca valorizar os acertos. A nossa proposta é resgatar militantes históricos que sonham um novo momento para o partido, apesar das dificuldades conjunturais, dispondo-se a repactuar novas relações e caminhos em defesa da sociedade”, afirmou Honorato Fernandes.
O vereador disse que a ‘Unidade para Renovar’ tem o apoio das tendências CNB (boa parte), Reage e MS, ligada ao deputado Bira do Pindaré. Segundo Honorato, a chapa tem militantes que apoiam tanto a candidatura na disputa estadual de Francimar Melo, Secretário Estadual de Organização do Maranhão e da CNB quanto do vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato (Mensagem). Honorato ressaltou ainda que defende a manutenção da aliança com o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino.
HISTÓRICO
Meu nome é Honorato Fernandes e sou natural de São Luís. Filho da professora Ieda Batista, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, posso dizer que, meus primeiros passos na trajetória política e de militância social, ainda que de modo não oficial, foram dados desde menino, quando pude acompanhar a luta de minha mãe pelos direitos sociais, bem como sua trajetória incansável na luta pelos direitos das mulheres. Sempre referenciado nela, o desejo de contribuir para a transformação da realidade dos mais pobres, excluídos e vulneráveis sempre foi algo pulsante em mim e motivo principal que impulsionou minha candidatura a vereador em 2012, quando, oficialmente, iniciei minha caminhada política.
Logo no início do primeiro mandato foi convidado para ser o líder do governo na Câmara, convite este que muito me honrou e que trabalhei sempre numa linha de defesa dos projetos estruturados pelo executivo municipal. Após sair da liderança me dediquei integralmente às causas populares, como o movimento em defesa dos direitos do trabalhadores e trabalhadoras agrícolas ao lado da Fetraf, me posicionei contra a maioridade penal e trouxe para o debate, junto com Sindsep, a questão da PEC da Terceirização. Também lutei ao lado população por um transporte público de qualidade e juntos buscamos meios para combater a violência.
Ao iniciar este segundo mandato, tendo a honra de ser o primeiro vereador reeleito do PT na história da capital e após uma reeleição com um coeficiente de votos de 30% acima da última eleição, assumo o segundo posto mais importante na linha de comando da Câmara Municipal, na qualidade de 1º Secretário da Casa.
Em toda minha trajetória sempre procurei pautar minha atuação parlamentar na defesa dos direitos dos mais pobres e da classe trabalhadora. Princípios e ideais que fundamentaram, desde 1980, o surgimento do nosso partido e continuam justificando a sua existência, por mais incômoda que esta venha sendo, nessa conjuntura pós-golpe.
Quando do golpe à nossa presidenta Dilma, sempre me posicionei contra o processo de impeachment, tanto no parlamento, quanto nos atos que realizamos percorrendo as ruas em defesa da democracia, ratificando que a nossa luta contra o processo se justificava na garantia de direitos conquistados pelas classes populares ao longo dos anos nas gestões petistas. Repudiei de forma veemente a onda de ataque, que tem sido promovida no intuito de desmoralizar a classe política, sobretudo o Partido dos Trabalhadores.
Nessa caminhada enquanto parlamentar, sempre alinhada com os movimentos sociais e entidades sindicais, venho desenvolvendo um trabalho junto às comunidades e em defesa dos direitos do trabalhador e da trabalhadora. Dessa forma, consegui levar ao poder público reivindicações de várias categorias, intermediei reuniões, a exemplo das técnicas de enfermagem e a Secretaria de Saúde, dos trabalhadores do transporte alternativo e a SMTT.
Integrei ainda a frente de luta pela consolidação dos direitos dos trabalhadores da construção civil pesada. No início do ano de 2016, durante a última greve deflagrada pelos professores da rede municipal de ensino, propus também a formação de uma frente parlamentar que intermediou a negociação entre a categoria e a prefeitura. Cerrei ainda fileiras em ações como a defesa da conquista e manutenção dos direitos dos trabalhadores da Zona Rural, professores, motoristas e a população de maneira geral.
APOIOS
“O Partido dos Trabalhadores vive um momento histórico de reconstrução e fortalecimento. Se refazer internamente é o primeiro passo para recuperarmos o protagonismo conquistado.
Em São Luís, o companheiro Honorato Fernandes, nosso candidato a presidente do diretório municipal, de forma inédita, reúne diversas forças que compõem o nosso partido, com o compromisso coletivo de somar para Unir e Renovar”. Marlon Botão – Secretário Municipal de Cultura
“Construir uma nova história para o PT de São Luís é dever de todos (as), estamos em busca da unidade em torno da construção do PT. O que nos une é reafirmar projeto do PT como instrumento de lutas da classe trabalhadora para a transformação da sociedade. Vamos assumir com toda força essa candidatura para eleger o companheiro Honorato Fernandes à Presidente do PT de São Luís.
Eu declaro o meu apoio ao companheiro Honorato à presidente do PT de São Luís”. Cricielle Muniz – Dirigente Estadual do Pt, Conselheira Municipal de juventude de São Luís e membro da JPT
“Eu apoio Honorato porque é uma jovem liderança que desponta no PT e que acompanhou, desde muito cedo, a ação do PT através da militância petista de sua mãe Ieda Batista. Honorato está em seu segundo mandato de vereador da nossa capital e vem ajudando a construir a identidade do nosso partido na capital. Entendo que Honorato se somará a outros companheiros históricos para fortalecer o PT na capital”. Clarissa Oliveira Lara, militante petista
“O momento atual exige de nós, petistas, desprendimento, coragem e novas atitudes para buscarmos construir a unidade na diversidade. É por isso que eu aposto em Honorato Fernandes para ser presidente do PT na capital, pois ele não tem medido esforços na busca de agregar diversas lideranças e forças políticas para juntos darmos uma sacudida no PT de São Luís, preservando o nosso compromisso com a luta social, os direitos conquistados pela população e podermos contribuir com a organização popular”. Berenice Gomes – educadora, militante feminista, membro da Executiva Estadual e do Diretório Nacional do PT
“Para a construção de um momento novo e colocar o PT, de São Luís, em evidência, é preciso capacidade e disposição para o enfrentamento dos conflitos internos que vivemos. Eu apoio Honorato Fernandes para Presidente do PT municipal em São Luís, pela sua capacidade de articulação política, e interação com os movimentos sociais, atrair a militância, fortalecendo o partido contra a intolerância e o descrédito que a sociedade tem demonstrado”. Ana Marinho, Membro do Diretório Estadual do PT
“Honorato é um político que veio para somar no partido, se reelegendo a vereador em um momento delicado para a esquerda nacional. Além disso, é um candidato que tem flexibilidade para conversar com outros políticos fora do partido. Mostrando bom trânsito e relacionamento interpessoal. Por conta disso é que ele merece o voto de confiança para presidente municipal do PT”. Jesus Abreu- Executiva Municipal
“Honorato transmite uma mensagem suficientemente creditível, conquistando um número considerável de pessoas. Seus objetivos vão desde querer uma política séria, envolvente e unificadora, o respeito a lógica de manter a união de um partido que luta pelos direitos humanos acima de todas as coisas independente de suas correntes internas à seu engajamento nas causas dos trabalhadores e trabalhadoras, movimentos sociais, mulheres, negros, homossexuais, enfim por uma sociedade mais justa e igualitária”. Olavia Cristina Santos, Petista desde 1996
“Gostaria de comunicar a todos que o coletivo da nossa chapa RENOVAR É PRECISO que disputou o PED várias vezes sempre chegando ao 2 turno, decidimos não lançar candidatura pelo fortalecimento e crescimento do PT Municipal de São Luís e do nosso Presidente Lula em 2018 e 2020. Na busca por unidade partidária, decidimos apoiar o nosso Vereador HONORATO FERNANDES como nosso candidato a Presidente do PT Municipal. E acreditamos que com TODOS OS COLETIVOS UNIDOS o PT e São Luís saem mais fortalecidos!” JOAB JEREMIAS, Representante do coletivo Renovar é Preciso Municipal de São Luís!
“Eu apoio Honorato Fernandes para presidente do Diretório Municipal porque acredito na sua liderança e nas bandeiras que defende no PT. Como jornalista tive oportunidade de entrevistar e aprendi a respeitar uma grande mulher que é uma das fundadoras do PT no Maranhão, a militante Ieda Batista, uma referência que sempre honrou o Movimento de Mulheres. Seu filho Honorato conquistou seu segundo mandato de vereador em São Luís, mantendo a tradição familiar de se portar com ética, probidade e competência. Neste momento delicado que o país atravessa, temos que reconstruir a imagem do PT e acredito que Honorato está à altura desse desafio. Eu e outros companheiros históricos aderimos a campanha de Honorato Fernandes porque temos orgulho de ostentar no peito a estrela do PT e temos garra para lutar pelo fortalecimento do partido na capital”. Mônica Moreira Lima, Jornalista, escritora e militante petista
“Mais uma vez o PT mobiliza a sua militância para o PED. É um momento para fortalecer o nosso Partido, atingido pela intolerância e ódio arquitetados para alijá-lo do poder. Fomos duramente feridos e muitos recuaram atônitos.
Não nos apercebemos da maldade e nos calamos quando deveríamos enfrentar os maliciosos. Por isso, vejo o PED como oportunidade de mostrarmos para a sociedade que o PT vive e sairá reforçado para a luta.
Reconheço o empenho de companheiros que dirigiram o Partido, mas me passava a impressão de um PT acanhado, sem diálogo com a sociedade, sem vida. O PT precisa se reaproximar das bases, estar nos bairros e nas organizações sociais.
Vejo no vereador Honorato Fernandes essa possibilidade de revitalização, de interlocução com a sociedade, de animar a militância para defender a política como a arte de promover o bem comum.
Mais do que nunca, precisamos superar o personalismo.
Portanto, para quem conheceu Ieda Batista sabe de suas exigências para o fortalecimento do PT e da defesa de seus princípios. Ela foi a mestra que nos transmitiu esses ensinamentos e me inspira a acreditar em Honorato Fernandes para fazer o PT voltar a ter vida, à frente do Diretório Municipal de São Luís.” Cecilia Amin – Administradora e membro da Comissão de Justiça e Paz de São Luís
“Eu, Vera Lúcia Costa, militante dos movimentos sociais e, em especial, das lutas das mulheres, as mais prejudicadas, nesse momento, em que o governo Temer nos fazer engolir uma reforma que vem nos massacrar, confirmo que precisamos de mudanças no PT.
Nosso Partido tem propostas concretas para o Brasil, para continuar avançando nas politicas sociais . Acreditando nessa mudança, apoio para presidente do PT o vereador Honorato Fernandes, porque tem a capacidade de se articular e mostrar o PT como um partido que foi forjado nas lutas sociais para combater as desigualdades sociais.
Filho da eterna amiga Ieda Batista, mulher forte e sábia, de quem tive a honra de ser amiga, sei que Honorato Fernandes, à frente do PT de São Luís, fará o partido ter voz e ser respeitado perante a sociedade ludoviscense”. Vera Lúcia – Militante dos Movimentos Sociais
“Meu desejo e projeto, é fortalecer o nosso Partido dos Trabalhadores, pois eu acredito que a Unidade de Transformar vai vencer. Por isso que eu apoio o Companheiro Honorato Fernandes para presidente do PT Municipal”. Osvaldo Muller – presidente do Sindicato dos Comerciários
*A chapa também conta com os seguintes apoios
Ana Amélia Dino – Advogada e Petista
Raimundo Pereira – Presidente Sindsep/MA
Ricardo Milan- Jornalista Sindical e militante Petista
Manoel Lages – Diretor do Sindsep/Ma
Edwilson Araujo – professor universitário
Rodrigo Comerciario – Diretorio Estadual PT
Marcio Brito – Executiva municipal PT
Cesar Campos – Executiva Municipal
Silvana Serra –Executiva Municipal
Thaízia Colaço- executiva municipal
Marlon Henrique – executiva municipal
Junior Catatau- Professor Ifma
Ronaldo – Diretório Municipal
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.