Fechar
Buscar no Site

A tese mentirosa do El País: “STF poupa Sarney e persegue Lula”

O STF (Supremo Tribunal Federal) poupa José Sarney e persegue Lula.

É a tese mentirosa do El País.

De acordo com o site, “apesar de não ser contemplado por nenhuma das exigências que beneficiam as milhares de pessoas que têm direito ao foro privilegiado, Sarney acabou recebendo esse benefício. Enquanto o ex-presidente Lula, não. O petista é réu em quatro processos e, até o momento, todos serão julgados pelo juiz Sergio Moro, o célere e rígido magistrado responsável pela Lava Jato na primeira instância”.

Em primeiro lugar, dois dos processos de Lula estão sendo julgados pelo juiz da 10ª Vara Federal do Distrito Federal Vallisney de Souza, e não por Sergio Moro.

Em segundo lugar, Lula é investigado como chefe do quadrilhão na PGR (Procuradoria-Geral da República), e não em Curitiba, justamente porque seus crimes estão associados a políticos com foro privilegiado.

Ao encaminhar ao ministro Edson Fachin as denúncias relativas às delações da Odebrecht, Rodrigo Janot certamente vai incluir o nome do comandante máximo da ORCRIM.

A decisão do STF de não compartilhar com o juiz Sérgio Moro as investigações contra José Sarney causa inquietação no Judiciário. Sem mandato, Sarney não tem direito a prerrogativa de foro. Como não tem mais foro privilegiado, a instância de Sarney na Lava Jato deveria ser Curitiba. Se tinha alguma credibilidade, o Supremo Tribunal Federal a perdeu ao criar um foro privilegiado para o ex-senador José Sarney ao tirá-lo das mãos de Sérgio Moro. Caberá a Edson Fachin investigar a denúncia contra Sarney por ter recebido R$ 18,5 milhões.Isto abre precedente para livrar os demais poderosos do PMDB, PT e PSDB da Lava Jato.

Para o STF, José Sarney e Lula são iguais e gozam dos mesmos privilégios. (O Antagonista)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens