Terminal de Grãos do Maranhão anuncia início da 2ª fase do projeto
(Reuters) – O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), instalado no Porto do Itaqui, em São Luís, anunciou nesta terça-feira o início da segunda fase do projeto, que elevará a capacidade de movimentação de cargas para mais de 10 milhões de toneladas ao ano.
As obras, que devem começar no início de 2019, segundo a assessoria do Tegram, também duplicarão a capacidade na movimentação de carga pela recepção ferroviária, além de agregarem uma segunda linha de embarques de navios em mais um berço de atracação no porto.
O Tegram, operado pelo consórcio formado pelas empresas Terminal Corredor Norte, Glencore Serviços, Corredor Logística e Infraestrutura e ALZ Terminais Portuários, não informou a capacidade exata do terminal após as obras nem os investimentos previstos na segunda fase do projeto, que visa atender à crescente produção de grãos na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Em nota, o Tegram afirmou que a movimentação de soja e milho somou 5,4 milhões de toneladas no período de agosto de 2017 a julho de 2018) –deste volume, 44 por cento foi recebido pela moega ferroviária e 56 por cento pelo modal rodoviário, totalizando 85 navios embarcados no período.
Quando concluído o projeto, a expectativa do Tegram é receber 80 por cento do volume pelo modal ferroviário e os 20 por cento restantes pelo modal rodoviário.
A ampliação do Tegram engloba a aquisição de um segundo “shiploader”, que permitirá ao terminal alcançar uma taxa de embarque de 5 mil toneladas de grãos por hora, distribuídas nos dois berços, permitindo o embarque de dois navios de forma simultânea, assim como a ativação da segunda linha da moega ferroviária, que garantirá a descarga de oito vagões simultaneamente, a uma taxa de 4 mil toneladas de grãos por hora. (Extra)
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