Fechar
Buscar no Site

Temendo maiores desgastes, governo estuda acabar veto de atendimento de pacientes do Samu nas UPAs

O blog recebeu a informação de que as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), gerido pela Prefeitura de São Luís, poderão, a partir de agora, ser recebidas nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) administrada pelo governo estadual. O governo do Estado estuda acabar com a proibição até então vigente.

A possibilidade foi discutida nesta semana depois de algumas reuniões realizadas na secretaria de Saúde. A cúpula governista concluiu, segundo apurou o blog, que o veto está gerando desgastes ao governo Roseana Sarney.

Segundo a portaria do ministério que define as diretrizes para as UPAs, elas têm de atuar com o Samu. Em geral, devem atender casos menos graves – como pressão alta e cortes-, medicar, fazer exames, deixar o paciente em observação por até 24 horas e, depois, decidir se ele precisa ser transferido para outro local, como pronto-socorro.

Outro fator que foi avaliado é o fato de que a recusa do atendimento de pacientes do Samu nas UPAs, tendo os enfermos que serem deixados perto de unidades estaduais, para depois seguirem de táxi ou carregados por parentes poderia ser usado amplamente contra a candidatura a prefeito do vice-governador Washington Luiz, nome apoiado pelo grupo Sarney na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Seria um prato cheio para os adversários do petista no horário eleitoral.

A se confirmar, será uma decisão acertada do governo do Estado. Resta aguardar, agora, a partir de quando começar a vigorar a medida, quando as UPAs trabalharão em conjunto com o Samu.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens