Tem coisas esquisitas no ar
Ainda nem começou a campanha pra valer, com o corpo a corpo dos candidatos e o horário de propaganda no rádio e na televisão, e já se tem notícia de coisas esquisitas nos bastidores da disputa pelo Palácio La Ravardière.
Uma delas dá conta de uma recente pesquisa eleitoral realizada em São Luís. A informação que chegou ao JP é que esta pesquisa já está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por um instituto chamado Coronato, um aglomerado publicitário de Goiânia, que resolveu investir no mercado ludovicense.
Numa das perguntas, por exemplo, o instituto goiano indaga o eleitor: “E se fossem só esses três candidatos, você votaria em quem”? Seguem-se 5 (cinco) alternativas. Estranho, também, é o cenário de segundo turno, pois somente dois nomes aparecem no questionário: o do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o do vereador Fábio Câmara. O cenário de segundo turno leva à suposição de quem seria contratante da pesquisa. Seria ou estaria por trás, porque o verdadeiro contratante do Coronato é o próprio Coronato, conforme registro no TSE.
De qualquer forma, não há como ignorar a expectativa da sociedade de que as eleições sejam disputadas com equilíbrio, embora o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, tenha alertado, na semana passada, para o risco de este pleito municipal acabar sendo ‘judicializado’.
Percebe-se que a Justiça Eleitoral vem se esforçando para que os políticos possam compreender melhor quais são as novas regras eleitorais implementadas pela Lei nº 13.165, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, que prevê rigorosas punições para quem, por exemplo, ferir as normas de produção e divulgação das pesquisas eleitorais. (Jornal Pequeno)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.