Taxa de ocupação da rede hoteleira do Maranhão se equipara à média nacional
No próximo dia 09 é comemorado o Dia Mundial do Hoteleiro, o setor tem muito a comemorar neste ano de 2022. Impulsionado pelo turismo, o Maranhão atingiu média de ocupação levemente superior à nacional. Segundo dados do Observatório do Turismo, de janeiro a setembro, 59,74% dos quartos de hotéis estavam ocupados no Maranhão, enquanto no país essa média chegou a 59,24% de acordo com pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.
Depois de um período de crise, ocasionada pela Covid-19, a categoria recuperou o fôlego e atingiu números positivos que superaram até mesmo o período anterior à pandemia. Este desempenho favorável tem como destaque a divulgação dos principais roteiros turísticos do estado, a criação de novos voos e a divulgação dos festejos culturais.
O principal período que impulsionou esses dados positivos foram os meses de junho e julho, quando o Governo do Maranhão investiu em dois meses na festa de São João. Durante o festejo, cidades como São Luís e Barreirinhas, por exemplo, atingiram mais de 90% de ocupação na rede hoteleira. Outro ponto de destaque é a inauguração do Aeroporto de Barreirinhas que diminuiu a distância do destino aos turistas.
Este momento favorável reflete na geração de empregos com saldo positivo acima de 100 novas vagas até setembro e no empreendedorismo do setor que gerou 286 novos empreendimentos até outubro, como aponta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão, Armando Ferreira. “O turismo está bem aquecido no Brasil, em especial o Maranhão, que já vem com números melhores do que em 2019. Isso é excelente para o aquecimento da cadeia produtiva onde o turismo tem um papel social importante. O turismo movimenta 64 setores e isso é de suma importância para a cadeia produtiva de baixa e grande renda”, frisou.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.