Superinteressante: EUA deram “empurrão” em prol do golpe de 64
Redação Comunique-se – A edição de março da revista Superinteressante, da Abril, destaca o conteúdo especial sobre o golpe militar de 64. Na reportagem, assinada por Jennifer Ann Thomas, a publicação aborda da participação dos EUA na implantação da ditadura militar no Brasil.
O texto bastidores conta os bastidores deposição de João Goulart e afirma que os americanos deram o empurrão final na derrubada do governo brasileiro. O trabalho é baseado em em depoimentos de especialistas e nos arquivos recém-abertos pela Lei de Acesso à Informação. A matéria contextualiza a influência militar americana sobre as forças armadas brasileiras nos 20 anos antes do golpe, desde a Segunda Guerra Mundial, quando as tropas dos dois países lutaram juntas.
Para a repórter Jennifer, os EUA treinaram, financiaram, deram apoio logístico aos golpistas e tinham tropas prontas para intervir caso os planos não seguissem como esperado. Além do texto principal, a revista conta com elementos gráficos, como uma linha do tempo, que permite visualizar os passos que levaram ao golpe.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.