Superando o déficit e valorizando a educação
Quando Edivaldo Holanda Júnior empossou, em fevereiro de 2014, os 650 professores contratados pelo seletivo realizado em dezembro do ano anterior, disse que ali se começava a sanar um déficit histórico de professores na rede municipal de São Luís. Agora, a Prefeitura de São Luís está dando mais um grande passo nessa direção, com a realização do concurso público com mais de 800 vagas para a área da Educação. É o primeiro concurso público para essa área no município desde 2008.
Além de ser o primeiro a realizar concurso público para a Educação em oito anos, o diferencial do certame realizado pela gestão Edivaldo fica por conta da atenção especial às crianças com deficiência. Pela primeira vez, a rede municipal conta com o serviço de cuidadores: presentes nas salas de aula onde estudam crianças nessas condições, esse profissionais vão ajudar nas atividades diárias desses estudantes enquanto estiverem na escola. A própria criação dos cargos para esses profissionais é uma novidade da atual gestão, tendo sido regulamentada após debates com as entidades representativas das pessoas com deficiência.
Além da valorização do servidor, o ponto forte é também para os estudantes da rede municipal, que passam a contar com um quadro de profissionais reforçado e cada vez mais qualificado. Os professores que já integram a rede municipal também tiveram ganhos significativos na gestão. Segundo dados apresentados pelo próprio Edivaldo, foi a sua gestão que garantiu aposentadorias para mais de 400 professores – benefícios negados por gestões anteriores – além de regularizar a situação funcional dos professores com a implantação de mais de 8 mil direitos estatutários .
São iniciativas como esta, aliadas à construção de novas escolas e à recuperação das já existentes, que tem ajudado a recolocar a Educação de São Luís nos trilhos. A retomada da curva crescente do Ideb é um exemplo desta melhoria: resultados que já estão aparecendo.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.