Sobre a pesquisa Econométrica
Do leitor Agostinho Araujo
Caro John Cutrim…
Em eleição existem algumas “leis matemáticas”. Estas “leis” levam em conta algumas variáveis, dentre elas estão a “aceitação” e a “rejeição”. Dito isto, fica claro imaginar quem seria eleito num pleito onde:
1. O candidato “A” tem 54% de aceitação e 14,1% de rejeição;
2. E o candidato “B” tem 25% de aceitação e 33,5% de rejeição.
Mas vejamos o que diz o próprio IBOPE sobre estes dados relatados pela pesquisa, isto em análise das intenções de votos para Presidente da República, para a eleição 2014:
“Essa avaliação individual do potencial de voto e de rejeição de cada candidato cria um retrato único. Não é uma análise comparativa, mas o candidato tal como ele é para a população”, explica Márcia Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência.
E ainda, existe outra forma de análise chamada de “Saldo”, vejamos a que ela revela:
“SALDO:
Uma boa alternativa para se dimensionar a atual imagem dos candidatos perante a população é a subtração do potencial de voto pelo índice de rejeição apresentado por cada um deles no levantamento individual.
Com esses cálculos, Dilma é a única a apresentar um saldo positivo nas pesquisas. Com potencial de voto de 76% e rejeição de 20%, a atual presidente tem um saldo de 56 pontos.
Os demais candidatos, excluindo Marina Silva que tem saldo zero, (40% de potencial de voto e 40% de rejeição), apresentam resultados negativos.
O maior deles é apresentado por Eduardo Campos, com saldo negativo de 25 pontos (10% de potencial de voto e 35% de rejeição).
Na sequência, entre os candidatos citados, aparecem José Serra com saldo negativo de 15, (35% de potencial de voto e 50% de rejeição), e Aécio Neves com saldo negativo de 11 pontos, (25% de potencial de voto e 36% de rejeição). ”
Bom vejamos então, neste momento, qual o saldo dos nossos candidatos a Governador do Estado:
1. O candidato Flávio Dino tem 54% de aceitação e 14,1% de rejeição:
(54-14,1= 39,9 POSITIVOS);
2. E o candidato Luís Fernando tem 25% de aceitação e 33,5% de rejeição:
(25-33,5= 8,5 NEGATIVOS).
Nesta visão, a distância que Luís Fernando tem que percorre dos seus 8,5 NEGATIVOS até os 39,9 POSITIVOS de Flávio Dino é de 48,4 pontos.
Bom, tirem suas conclusões.
Caro John Cutrim, a contribuição para o debate fica pela admiração pelo seu trabalho no Blog. Parabéns.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.