Seminário mostra potencialidade do Maranhão na exploração de gás
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Minas e Energia (SEME), em conjunto com a Companhia Maranhense de Gás (GASMAR), promove nesta quinta-feira (27) o seminário ‘Gás Natural, a Nova Fronteira Energética do Maranhão’. O evento será realizado a partir das 13h no Pestana São Luís Resort Hotel, no Calhau, e apresentará as potencialidades do Maranhão como estado produtor de gás natural e como ambiente propício para instalação de indústrias ligadas ao setor energético.
O governador Flávio Dino presidirá a abertura do evento que contará com a presença de vários representantes da cadeia de exploração de gás natural, incluindo a presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard. A presidente Magda Chambriard esteve em São Luís no final de julho quando foi formalizada a oferta de 22 blocos de gás natural no Maranhão para a 13ª Rodada de Licitações que será promovida no dia 7 de outubro pela ANP.
Durante o anúncio do leilão, Chambriard declarou que o Maranhão é protagonista no planejamento nacional para a exploração de gás natural, especialmente, com a busca de outras fontes para a geração de energia no Brasil. Dentro dessa perspectiva, o seminário apresentará as possibilidades de desenvolvimento e industrialização que o Maranhão oferece a partir das reservas naturais de gás que serão leiloadas para futura exploração.
Com os novos investimentos em curso no estado, a estimativa é que a produção de gás natural, que atualmente é de 2 milhões de m³, alcance já em 2016 o patamar de 5 milhões de m³. Para o desenvolvimento desse cenário positivo, foi fundamental a declaração de comercialidade da Bacia Terrestre do Parnaíba, autorizada pelo governador Flávio Dino ainda no mês de março.
PROGRAMAÇÃO
13h às 14h30 – Credenciamento
14h30 às 15h – Abertura pelo governador Flávio Dino
15h às 15h30 – SEME – Secretaria de Estado de Minas e Energia
15h30 às 16h – GASMAR – Companhia Maranhense de Gás
16h às 16h30 – ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
16h30 às 17h – PGN – Parnaíba Gás Natural
17h às 17h30 – Ouro Preto Petróleo e Gás
17h30 às 18h – SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente
18h às 18h30 – EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária
18h30 às 19h- FIEMA – Federação de Indústrias do Estado do Maranhão
19h às 19h30 – Consórcio de Alumínios do Maranhão (Alumar-Alcoa)
19h30 às 20h – Encerramento/Considerações Finais – Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados
20h – Coquetel
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.