Fechar
Buscar no Site

Segunda cota do IPVA tem vencimento em julho

Contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que optaram pelo pagamento parcelado do IPVA 2021, devem ficar atentos ao prazo de vencimento da segunda cota, que conta a partir do dia 5 de julho, conforme terminação da placa.

A data de vencimento das cotas do IPVA é de acordo com o final da placa do veículo, conforme calendário disponível no site da Secretaria de Fazenda e no Detran.

As placas de final 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8, 9 e 0 têm vencimento da 2ª cota nos dias 05, 12, 19, 26 e 30 de julho, respectivamente. Os mesmos dias se mantêm para os meses de agosto (3ª cota).

O contribuinte que não realizar o pagamento da cota no prazo poderá fazer a qualquer momento, porém com o valor acrescido de multas e juros.

Devido à crise sanitária e econômica vivida pela população, em decorrência da pandemia do Covid-19, o Estado do Maranhão prorrogou por duas vezes consecutivas os prazos de pagamento do IPVA 2021.

Segundo o secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, essa foi uma das formas que o Estado adotou para que os maranhenses pudessem ter tempo para se restabelecer financeiramente, mesmo que parcialmente.

Segundo dados do setor de Arrecadação da Sefaz, mais de 430 mil veículos já se regularizaram, sendo 361 mil pelo pagamento integral do IPVA, totalizando R$ 202 milhões, e 70 mil pelo pagamento da 1ª cota, totalizando R$ 30 milhões.

Para consultar o IPVA 2021 e emitir o Documento de Arrecadação (DARE) para pagamento, o contribuinte pode acessar: portal.sefaz.ma.gov.br e clicar na página “IPVA” ou acessar o site do Detran, no menu “Licenciamento 2021”.

O pagamento pode ser feito nos Bancos do Brasil, Bradesco ou Caixa Econômica, até a data de vencimento. Os contribuintes que forem correntistas do Banco do Brasil, possuem a opção de realizar o pagamento do IPVA 2021 também através do Caixa Eletrônico ou pelo aplicativo do banco. A opção está disponível no menu “Pagamentos – Impostos e Taxas – Débitos de Veículos – Maranhão – IPVA”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens