Sarney Filho viajou a Noronha com família em avião da FAB
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV-MA), teria usado 1 avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para visitar Fernando de Noronha (PE) com a família, segundo o Metrópoles.
Sarney Filho viajou à ilha em 22 de novembro para uma reunião, marcada para o dia seguinte, com representantes do Parque Nacional Marinho. Sem outros compromissos oficiais, permaneceu na ilha com a mulher, Camila Rebouças, e o filho mais novo, João, até 26 de novembro.
De acordo com o Metrópoles, somente após questionamento do jornal foram incluídos compromissos oficiais na agenda do ministro, filho do ex-presidente José Sarney, nos dias 24 e 25.
O Ministério do Meio Ambiente respondeu que a família de Sarney não viajou com ele no avião da FAB. Junto com o ministro teria ido apenas Ricardo Soavinski, chefe do Núcleo de Gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O registro do voo, porém, lista 5 passageiros, que não tiveram identidade revelada. Sarney Filho, a esposa e o filho aparecem em fotos divulgadas em redes sociais.
Em dezembro, a Comissão de Ética Pública da Presidência informou que abriu 1 processo para apurar o uso de aviões da FAB por 9 ministros do governo, incluindo Sarney Filho. A investigação teve início após matéria da Folha de S.Paulo sobre transporte de parentes de ministros e lobistas em aeronaves oficiais.
Os aviões da FAB podem ser usados para transporte de autoridades em caso de “segurança e emergência médica, viagens a serviço e deslocamento para o local de residência permanente”, segundo o decreto 4.244/2002.
Na semana passada, foi divulgado outro caso envolvendo transporte e hospedagem da FAB em Fernando de Noronha. A deputada indicada para o Ministério do Trabalho, Cristiane Brasil, levou amigos para passar o ano novo no hotel da Aeronáutica na ilha. (Poder 360)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.