São Luís terá quatro chapas “puro sangue” concorrendo à prefeitura
Candidaturas serão formadas por membros de um mesmo partido. Prazo para incrições na Justiça Eleitoral encerrou nesta quinta-feira (5).
Lenno Edroaldo Do G1 MA
Finalizado o prazo para registro de candidaturas para as eleições de 2012, quatro das oito chapas que concorrerão na capital maranhense serão formadas por componentes de um mesmo partido, as chamadas chapas “puro sangue”. Fazem parte desta lista as candidaturas dos partidos Popular Socialista (PPS), da Social Democracia Brasileira (PSDB), Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Destas, a candidatura majoritária que causou mais surpresa por conter integrantes de uma mesma legenda foi a encabeçada pelo atual prefeito João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB). Ele terá como companheiro de chapa o deputado estadual Neto Evangelista, definido apenas nesta quinta-feira (5) último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outro deputado estadual que disputará a prefeitura e que também definiu seu vice apenas nesta quinta é Eliziane Gama (PPS). Ela formará chapa ao lado do Cabo Campos, um dos líderes da greve da Polícia Militar realizada ano passado.
O último deputado estadual envolvido na sucessão municipal em São Luís é Afonso Manoel (PMDB), que será o candidato a vice de Washington Oliveira (PT), na candidatura que conseguiu arregimentar o apoio de pelo menos 13 legendas.
Em mais uma chapa “puro sangue”, o PRTB definiu no início da semana as candidaturas de Edinaldo Neves e Irmã Gecilda (vice), assim como o PSTU já havia estabelecido Marcos Silva e Kátia Ribeiro como candidatos a prefeito e vice, respectivamente.
Das outras três chapas, uma já estava formada há tempos e duas foram completadas apenas nesta quinta. O ex-deputado Haroldo Sabóia concorrerá como o candidato a prefeito pelo Psol, acompanhado por Sildeane Coutinho (PCB) sua candidata a vice.
O deputado federal Edivaldo Holanda Jr. (PTC) conseguiu ‘fechar’ a sua chapa majoritária também nesta quinta, tendo como vice Roberto Rocha (PSB), após um longo período de negociações. Inicialmente o PSB iria compor de João Castelo, mas em uma decisão da executiva nacional, acabou formalizando acordo com o PTC.
O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) terá sua chapa composta por Lindinalva Vilela (PR), candidata a vice.
Contratempos
O PSTU oficializou sua chapa na quinta-feira da semana passada, dia 28 de junho. A deputada Eliziane Gama não conseguiu resolver pendências do seu candidato a vice, Cabo Campos, que espera se registrar hoje, de forma individual, como prevê a Lei Eleitoral.
Apenas o atual prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), e o ex-prefeito, Tadeu Palácio (PP), tiveram contratempos com os arquivos do Candex (programa da Justiça Eleitoral para o registro) gravados em CDs. Nos dois casos, a troca da mídia resolveu o problema. O candidato da coligação PSOL/PCB, Haroldo Sabóia, deixou de levar uma das certidões, e teve que aguardar o envio da documentação por um assessor do partido.
Ordem
O primeiro candidato a confirmar o registro foi o vice-governador Washington Luiz (PT). Acompanhado de militantes petistas e de aliados dos outros 13 partidos que o apoiam, ele homologou a coligação com o nome de “Juntos Por São Luís”.
Segundo o vice-governador, a coordenação de campanha ultima os preparativos para levar a campanha para as ruas. “Temos, agora, que preparar nossa entrada nas ruas. Estamos mobilizando nossa base, que é bastante ampla. Conseguimos constituir a maior coligação, com 14 partidos, e, portanto, estamos nos preparando para iniciar as atividades de campanha o mais rápido possível”, explicou.
O petista exaltou o clima de ânimo e confiança que tomou conta da militância nos últimos dias, com a finalização dos acertos, também, para a montagem das chapas proporcionais. “O clima é de confiança, de ânimo, de toda a militância. Vamos colocar todos os candidatos a vereador nas ruas, numa grande caminhada rumo à vitória”, destacou.
A coligação “Muda São Luís”, encabeçada pelo deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), ratificou a aliança com PDT , PCdoB e, finalmente, PSB – este último só pôde oficializar o apoio na tarde de quarta-feira, dia 4, após decisão da Executiva Nacional.
O candidato ressaltou a importância da luta para manter os socialistas na sua base de apoio como a “primeira grande vitória” da campanha. E anunciou a primeira movimentação oficial do período eleitoral: uma caminhada na Rua Grande, hoje.
“O apoio do PSB, com o Roberto Rocha como nosso candidato a vice-prefeito, foi a primeira grande vitória dessa longa caminhada que iniciamos hoje. E na sexta-feira já começaremos as atividades de campanha, com uma grande caminhada na Rua Grande”, informou.
O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) esperou o quanto pôde para finalmente registrar a sua candidatura. Até o fim da tarde, ele ainda aguardava uma posição do PPS – que poderia indicar a deputada estadual Eliziane Gama como companheira de chapa do pepista -, mas acabou homologando a coligação “Construindo uma Nova História” apenas em aliança com o Partido da República (PR), que indicou sua secretária-geral, Lindinalva Lindoso, como candidata a vice.
Para Palácio, a expectativa é de que a campanha seja propositiva. “Esperamos que esta seja uma eleição propositiva, com os candidatos colocando suas ideias, suas propostas, para que a população possa fazer uma análise e escolha aquele que melhor possa dirigir nossa cidade”, completou.
Definido candidato a vice apenas ontem à tarde, o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) representou o prefeito João Castelo no ato de registro. Ele foi ao Fórum Eleitoral acompanhado da também deputada estadual Gardênia Castelo e mostrou-se animado com o desafio.
“Tenho noção da importância do passo que estou dando e vou, com muito orgulho e muita confiança, acompanhar o prefeito João Castelo nessa caminhada rumo à reeleição”, disse.
Também confirmou candidatura Edinaldo Neves, do PRTB, que terá como vice a também militante do partido Irmã Gecilda. (As informações são do jornal O Estado do MA)
Veja como ficaram as candidaturas:
Candidato: Edinaldo Neves (PRTB)
Vice: Irmã Gecilda (PRTB)
Sem Coligação
Candidato: Edivaldo Holanda Jr. (PTC)
Vice: Roberto Rocha (PSB)
Coligação: PTC, PC do B, PDT e PSB
Candidato: Eliziane Gama (PPS)
Vice: Cabo Campos (PPS)
Sem Coligação
Candidato: Haroldo Saboia (Psol)
Vice: Sildeane Coutinho (PCB)
Coligação: PSOL e PCB
Candidato: João Castelo (PSDB)
Vice: Neto Evangelista (PSDB)
Coligação: PSDB, PMN, PRP
Candidato: Marcos Silva (PSTU)
Vice: Kátia Ribeiro (PSTU)
Sem coligação
Candidato: Tadeu Palácio (PP)
Vice: Lindinalva Vilela (PR)
Coligação: PP e PR
Candidato: Washington Luiz (PT)
Vice: Afonso Manoel (PMDB)
Coligação: PT, PMDB, PTB, PSDC, PSC, PPL, PRB, PV, DEM, PT DO B, PTN, PSD, PSL
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.