São Luís precisa de um grande plano de pavimentação asfáltica
Assim como fez no trânsito, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior precisa traçar, também, um grande plano de pavimentação asfáltica em São Luís a ser executado tão logo passe o período das chuvas.
No entendimento de técnicos que atuam na área, não há outra solução senão realizar uma grande concorrência pública abrangendo a restauração e revitalização das vias críticas da capital. É necessário, segundo eles, um trabalho completo de drenagem e recapeamento.
As operações tapa-buracos – são serviços paliativos, devem ser vistas somente como ações corretivas de imperfeições pontuais que surgem na camada asfáltica – não podem ser a única ação da gestão municipal para enfrentar o grave problema de infraestrutura da malha asfáltica da capital. É algo que deve ser repensando com urgência dentro da estratégia de intervenções da secretaria de obras.
A situação atual é que em praticamente todas as avenidas e ruas de São Luís há buracos no pavimento e falhas no sistema de drenagem. Isto tem gerado muitos transtornos à população que todos os dias usa as redes sociais para cobrar uma solução.
Há de se reconhecer o esforço do prefeito Edivaldo no sentido de resolvê-los, porém a situação é grave. É na área de infraestrutura que a administração sofre um grande desgaste. Dessa forma, urge que uma medida eficaz seja colocada em prática tão logo acabem as chuvas. Um planejamento deve ser elaborado a partir de agora.
É inconcebível continuar no mesmo ciclo de não se trabalhar nas chuvas e quando chega o verão sejam implementados apenas serviços de tapa-buraco. O inverno vem novamente e o problema se agrava ainda mais.
Evidente que obras de drenagem e asfaltamento demandam bastante recurso e o prefeito já anunciou que o orçamento do município está limitado. Uma saída, portanto, seria a capitação de dinheiro via governo federal. Basta ter bons projetos. Paralelo a isso, bom lembrar que o governo do Estado não fez um convênio de asfaltamento com a Prefeitura de São Luís. A governadora Roseana Sarney mostra total fata de interesse.
Por outro lado, todos sabem da boa intenção de Edivaldo em oferecer uma qualidade de vida digna à população. Para isso se propôs durante a campanha. Não há como negar o empenho do prefeito em promover as mudanças que a cidade necessita, em contrapartida não tem como resolver tudo em pouco mais de um ano. Já houve avanços na saúde, educação, esporte, trânsito, urbanismo e habitação, contudo o grande gargalo continua sendo o setor de infraestrutura.
Quem torce pelo sucesso da gestão e, consequentemente, o desenvolvimento da cidade e o bem-estar dos seus moradores elogia o que está sendo feito e alerta quando algo precisa ser melhorado. O prefeito precisa estar longe daqueles que só observam e falam mil maravilhas do seu governo. Não é por aí, erros devem ser detectados e corrigidos.
Nesse sentido, reiteramos que Edivaldo precisa olhar com atenção essa questão a qual tem deixado os ludovicenses insatisfeitos e, no momento certo, vir a público dizer o que vai fazer a fim de amenizar as adversidades na infraestrutura da cidade. A população aguarda por isso.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.