São Luís é a primeira capital a implantar Cartão Criança
O cartão da criança já é realidade em São Luís. A capital é a primeira do país a implantar um benefício deste tipo para as crianças de 4 a 7 anos. Em entrevista ao Jornal Pequeno, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, ressaltou o pioneirismo da ação.
Embora a lei já garanta a gratuidade no transporte para as crianças de até 7 anos, não havia nenhum documento que assegurasse o benefício ou a passagem pela catraca do ônibus. O resultado é que ou os pais se apertavam para passar junto com os filhos na catraca – uma ação potencialmente perigosa – ou as crianças tinham que se arrastar e passar por baixo da borboleta: uma exposição desnecessária e constrangedora, sobretudo, para as meninas.
A implantação do Cartão Criança é mais um benefício advindo da modernização do sistema de transporte, que envolveu, entre outras ações, a implantação da biometria facial para combate às fraudes; a recarga embarcada, eliminando a necessidade de ir ao Terminal de Integração carregar os créditos do Vale Transporte ou do Cartão da Meia Passagem; e o Bilhete Único, que possibilita trocar de ônibus durante uma hora e meia pagando apenas uma passagem.
“Recebemos o sistema praticamente quebrado. Com a requalificação da bilhetagem eletrônica implantamos a biometria facial, que combateu a fraude que chegava a 35% em São Luís. Essa melhoria permitiu a recarga embarcada, que facilitou principalmente para os estudantes”, contou o secretário da SMTT. A Prefeitura de São Luís realizou, pela primeira vez, uma licitação do sistema de transportes, que vai dar mais qualidade ao serviço.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.