São Luís é destaque nacional na vacinação contra a Covid-19 com ampliação da oferta da vacina bivalente
A Prefeitura de São Luís ampliou a oferta da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. Dessa forma, a capital é primeira do país a adotar a medida, sendo novamente destaque nacional na vacinação contra a doença. A proposta foi aprovada durante a terceira Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira (31), no Palácio Henrique de La Roche. A vacinação para este novo grupo inicia nesta segunda-feira (4).
“Mais uma vez estamos na frente no que se refere à vacinação contra a Covid-19. Isto é resultado de muito trabalho e planejamento, que refletem diretamente no bem-estar da população. Com a ampliação do público a ser imunizado pela bivalente, seguimos firmes no combate à doença”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Para receber a bivalente é preciso ter recebido pelo menos a primeira e segunda doses da vacina, e ter um intervalo de pelo menos quatro meses, desde a última dose recebida. Ao se dirigir a um dos pontos de vacinação, é necessária a apresentação de documento oficial com foto e cartão de vacinação. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; no São Luís Shopping, de terça a sábado, das 10h às 16h e aos sábados, nas unidades Saúde na Hora, das 8h às 12h.
Para o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, o desenvolvimento de estratégias de vacinação deve ser constante, a fim de facilitar o acesso à imunização. “É importante termos estratégias precisas tendo em vista que alguns fatores dificultam o acesso à vacina, como a disseminação de fake news. Temos desenvolvido várias medidas como a descentralização dos postos e implantação de pontos em shopping center, mas ainda precisamos avançar. Dessa forma, a ampliação do público da vacinação bivalente para pessoas com 18 anos ou mais é sem dúvidas mais uma estratégia assertiva para ampliarmos nossa cobertura”, disse.
A coordenadora de Imunização, Charlene Luso, ressalta que é fundamental o compromisso da população em manter o esquema vacinal atualizado. “A aplicação da bivalente se configura como um avanço significativo no combate à Covid-19, uma vez que protege, também, contra a variante Ômicron. Contudo, precisamos contar com a conscientização da população para que a medida seja eficaz. Por isso temos facilitado cada vez mais o acesso ao imunizante e esperamos alcançar uma população ainda maior devidamente imunizada com esta nova dose de reforço”, afirma.
Até antes da ampliação do grupo prioritário, a aplicação do imunizante estava disponível apenas para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, sendo eles: idosos com 60 anos ou mais, pessoas de Instituições de Longa Permanência, pessoas com imunossupressão a partir dos 12 anos, comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas, profissionais de saúde, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.
Saiba Mais
Calendário de vacinação Covid-19
•1ª dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos, com intervalo mínimo de quatro meses;
•1° e 2° doses para crianças de seis meses a 11 anos de idade;
• 2ª dose da Jansenn para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram vacina há pelo menos dois meses;
• 1ª, 2ª e 3ª doses para público de 12 anos ou mais que ainda não vacinou ou está com a vacina atrasada;
• 4ª dose para quem tem 18 anos ou mais, com intervalo mínimo de quatro meses da 3ª dose;
• 5ª dose para público de 18 anos ou mais, com intervalo mínimo de seis meses da quarta dose.
Pontos de vacinação aos sábados
8h às 12h
Centro de Saúde Amar
Centro de Saúde Liberdade
Centro de Saúde São Francisco
Centro de Saúde Turu
Centro de Saúde Cohab Anil
Centro de Saúde Genésio Ramos Filho
Centro de Saúde Dr José Carlos Macieira
Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa
Centro de Saúde Vila Nova
Centro de Saúde São Cristóvão
Centro de Saúde Fabiciana Moraes
Centro de Saúde Santa Bárbara
Centro de Saúde Antônio Carlos Reis
Centro de Saúde Laura Vasconcelos
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.