São João da Vila Palmeira vai até o final da Copa
Líder político, religioso e incentivador cultural, o vereador Astro de Ogum (PMN), que recentemente foi eleito presidente da Câmara Municipal de São Luís começando a exercer o cargo a partir de janeiro de 2015, está atarefado na coordenação do gigantesco arraial do Parque do Folclore da Vila Palmeira, que é coordenado pela Federação do Folclore do Maranhão, presidida por Paulo de Aruanda.
O Parque do Folclore estava transformado num lixão a céu aberto, no ano de 2000, quando Astro de Ogum se elegeu vereador e estava no comando da Federação. Num árduo trabalho, que consumiu dias e noites de trabalhos ininterruptos, conseguiu fazer uma grande faxina, com a retirada de algo em torno de 60 caçambas de lixo e deu início a uma grande maratona para transformar aquela área num grande local de eventos.
Há mais de uma década que o Parque da Vila Palmeira é um dos principais locais de evento da Ilha, e onde é realizado o maior São João de São Luís. Neste sábado, (8), foi dada a largada nos festejos juninos no Parque do Folclore, com as apresentações dos grupos de bumba-meu-boi da Maioba, de Morros e da artista maranhense Teresa Cantu.
A temática “São João do Maranhão, do Brasil e do Coração”, sugere muita animação e muita paz e vai se estender até o dia 12 de julho, data da partida final da Copa do Mundo.
Nesta entrevista, Astro de Ogum fala sobre o São João e as perspectivas para este ano:
Como estão os preparativos para o São João do Parque do Folclore?
Astro de Ogum – Como vocês podem observar, nossa área é imensa, a decoração segue a temática da Copa do Mundo e da paz e posso garantir que aqui é que se realiza um dos melhores festejos juninos do País.
Como fazer uma festa grandiosa como essa, de onde vêm os recursos?
A.O – Temos apoio do governo do Estado e da Prefeitura, através de minha emenda parlamentar. Um festejo como esse é muito dispendioso, porque, mesmo com apoio oficial, temos que pagar brincadeiras, pessoal de apoio e outras despesas.
O Parque é gigantesco, e São Luís vive uma onda de violência sem precedentes. Como o senhor trata a questão da segurança?
A.O – Estamos há mais de 10 anos realizando esse São João e nunca tivemos que fazer sequer um boletim de ocorrência em qualquer unidade da Secretaria de Segurança Pública. Aqui é uma área de lazer estritamente familiar, onde as pessoas trazem os filhos e desfrutam do prazer de acompanhar exibições de artistas, de grupos folclóricos sem qualquer contratempo.
O senhor fala em área familiar. O que o Parque oferece além das apresentações de grupos folclóricos e de artistas?
A.O. – Uma gama de outros serviços. Nossa estrutura é muito grande, com banheiros arejados, restaurantes com a nossa culinária típica, bares, parque infantil e tudo o que pode ser encontrado num grande local de eventos.
Quando terminarão os festejos no Parque?
A.O. – O Parque da Vila Palmeira sempre foi e continuará sendo o mais prolongado. Estaremos funcionando até o dia 12 de julho, data em que será disputada a final da Copa do Mundo. Nossa expectativa é de que a Seleção Brasileira esteja nesta final e de que aqui possamos fazer uma grande festa para comemorar o hexacampeonato mundial de futebol.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.