Fechar
Buscar no Site

Roberto Rocha Jr. propõe a criação de um espaço público para velórios

Com o objetivo de atender a população de baixa renda de São Luís, que não possui condições financeiras para pagar pelos serviços funerários, o vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) solicitou ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), através de requerimento aprovado por unanimidade na Câmara, a criação de um velório municipal.

Jr (2)De acordo com o parlamentar, a criação desse espaço é de suma importância, pois oferece ao cidadão ludovicense, o direito de velar seus entes queridos de maneira digna, em um ambiente mais amplo onde as pessoas possam ir prestar suas últimas homenagens, independente de sua condição social.

Em seu pronunciamento, Roberto Júnior deixou claro sua preocupação com a falta de políticas públicas voltadas para esse tipo de cerimônia, pois, segundo ele, em muitas cidades do Brasil, o velório municipal já é uma realidade.

È uma questão de dignidade e respeito ao cidadão desta cidade, que o poder público providencie esse tipo de espaço para velório, pois as pessoas mais carentes, que normalmente não têm condições financeiras nem para comprar o caixão, são obrigadas a velar seus mortos dentro de suas próprias casas”, observou o vereador.

Ainda de acordo com Roberto Rocha Jr, a prefeitura é que arcará com todas as despesas do velório, como entrega de caixões, auxílio funeral, ônibus para locomoção de amigos e familiares, entre outros.

“A prefeitura já faz isso de modo eventual, mas com a criação do velório municipal, a população será respeitada no seu princípio de cidadania, e no seu direito social e humano”, disse Rocha Jr.

O vereador afirmou ainda que já protocolou um projeto de lei, que autoriza ao poder executivo municipal, conceder inserção da taxa para efetuar funerais nos cemitérios de São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens