Fechar
Buscar no Site

Roberto Freire: “Sarney quer cortar caminho de Lula”

Presidente nacional do PPS questiona os motivos que levaram o presidente do Senado, José Sarney, a declarar que ex-presidentes da República não deveriam poder concorrer novamente a cargos eletivos; o deputado federal diz que a afirmação é contra Lula ou a favor de Dilma, mas ressalta que Sarney “quer cortar caminho” de Lula.

A declaração é a favor da Dilma? Ou contra Lula? O questionamento é do presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). Ao Brasil 247, o parlamentar disse não entender as declarações do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), que defendeu a proibição de que ex-presidentes da República participem de eleições. A declaração foi dada por Sarney em uma entrevista à Folha de São Paulo no início da semana.

Para Freire, é “estranha” uma declaração como essa neste momento. “Qual o sentido dele [Sarney] falar que um ex-presidente não pode voltar a exercer mandatos? Não entendi por que disse isso. Pode ser a favor de Dilma, que pode tentar a reeleição em 2014. Mas pode ser contra o Lula também, que é alvo de denúncias. Sarney quer cortar o caminho dele”, afirmou à reportagem.

Freire disse que não sabe se a mensagem de José Sarney é pró-Dilma ou contra Lula. “Não sei qual é o sentido dele (um ex-presidente) dizer que ex-mandatários como ele não possam concorrer a novos pleitos”, disse. E completa dizendo que essa análise pode parecer um favorecimento à reeleição da presidente Dilma Rousseff, mas pode ser também uma tentativa de barrar a terceira candidatura de Lula.

O presidente nacional do PPS lembra que hoje existem quatro ex-presidentes vivos no Brasil: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello e o próprio José Sarney. “Apenas o Lula e o FHC não disputaram eleições ainda. O Collor é senador e o Sarney se candidatou várias vezes. O Itamar [Franco] voltou. Todos voltaram”, destacou. (Brasil 247)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens